Domingo, Fevereiro 25, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioDesportoGNR de Santarém apresenta plano para erradicar violência do desporto
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

GNR de Santarém apresenta plano para erradicar violência do desporto

O Comando Territorial da GNR de Santarém realizou esta terça-feira, uma reunião de trabalho com a Associação de Futebol de Santarém, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, no âmbito do Plano de Segurança “Prevenção da Violência no Desporto”.

O plano de segurança e “Prevenção da Violência no Desporto” foi apresentado esta terça-feira, 19 de setembro, durante uma reunião de trabalho, na sede do Comando Territorial de Santarém, com várias entidades ligadas ao desporto, nomeadamente dirigentes associativos e autarcas.

Esta reunião destinou-se a discutir o Plano de Segurança e “Prevenção da Violência no Desporto” da GNR em Santarém e a sua operacionalização, com a finalidade de prevenir e fomentar uma maior consciencialização para a necessidade de erradicar todas as formas de violência no desporto e assim contribuir para um ambiente seguro nos espetáculos desportivos e nas escolas.
Estiveram presentes a Associação de Futebol de Santarém, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto.

No decorrer da reunião, pelas entidades presentes, foram apresentados os diversos planos, assim como elencadas as novas alterações legislativas e as boas-práticas existentes.

GNR de Santarém apresenta plano para erradicar violência do desporto

Preparação, educação e intervenção são os três pilares do Plano que a GNR pretende implementar com os vários agentes para erradicar todas as formas de violência no desporto e assim contribuir para um ambiente seguro nos espetáculos desportivos e nas escolas.

Na apresentação do plano aos jornalistas, o tenente-coronel Miguel Correia Silva, responsável do Comando da GNR de Santarém pela apresentação do plano, salientou que a prevenção da violência é uma responsabilidade de todos, sendo fundamental identificar e implementar boas práticas que possam permitir a erradicação da violência, eliminando os maus exemplos.

O principal foco deste plano reside em ações de sensibilização a realizar junto de clubes e escolas, com o apoio das duas comunidades intermunicipais da região, estando previstas dezenas de ações ao longo dos próximos meses, quer junto da população escolar, quer dos jogadores, atletas, dirigentes, técnicos, pais, entre outros.

O Comandante do Comando da GNR de Santarém, Tenente-Coronel Duarte Graça, garantiu que esta força de segurança vai estar ainda mais atenta às questões relacionadas com a violência do desporto, mas adiantou que só com o esforço de todos será possível minorar este problema.GNR de Santarém apresenta plano para erradicar violência do desporto

Paulo Fontes, da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), defendeu nesta reunião que é preciso impedir que haja a normalização de comportamentos violentos, assumindo a necessidade de identificar linhas vermelhas que não podem ser ultrapassadas. Defende igualmente a necessidade de dar visibilidade aos comportamentos positivos e ao fair-play desportivo.

Este plano integrado para a população escolar e agentes desportivos será comum a todas as modalidades desportivas, mas o futebol assume um maior peso pelo facto de ser o desporto mais popular.

Menos incidentes no futebol sénior, maiores problemas com os pais dos jogadores dos escalões de formação

Daniel Santos, vice-presidente da Associação de Futebol de Santarém, disse que a AFS criou há 10 anos uma comissão de qualificação de jogos, cujo trabalho tem dado frutos, com a redução do número de incidências nos jogos de futebol no distrito. A Comissão analisa os jogos, e reforça a segurança e o policiamento daqueles que podem ter um maior risco.

Daniel Santos salientou que o número de incidências nos jogos tem diminuído no escalão sénior, mas assume proporções mais preocupantes nos escalões de formação, com os pais dos jogadores a assumirem comportamentos inadmissíveis.

Boas práticas

O plano vai incentivar a reprodução das boas práticas, como exemplo o programa do Município de Almeirim que aplica punições aos pais que tenham comportamentos incorretos nos jogos dos filhos. Por seu lado, a Associação de Futebol de Santarém tem vindo a reforçar o Troféu Disciplina e a premiar o fair-play e desportivismo, através do Cartão Branco.

 

banner-jornadas-gastronomia-Coruche

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem