O Rotary Clube de Santarém comemorou o 60.º aniversário na passada quarta-feira, com uma cerimónia que contou com a presença do governador do Distrito David Valente e com uma sala cheia de jovens do Rotaract e Interact Santarém.
“Dia 20 de setembro é dia de honrar a memória dos que vieram antes de nós, dos que criaram este Clube na vicissitude de um regime que não deixava mais de três pessoas se reunirem. Respeito, Reconhecimento e Gratidão, muita Gratidão, é o que sentimos pelos nossos Fundadores, é o que iremos celebrar na quarta feira dia 20, neste jantar no Santarém Hotel”, disse o atual presidente do Rotary Clube de Santarém, José Alberto Pereira.
O governador do Distrito Rotary 1960, David Valente salientou que Santarém tem um bom clube Rotary que já deu dois governadores e hoje nesta sala cheia de jovens dá mostra de grande vitalidade com a adesão de mais 20 jovens à família Rotary.
Nesta cerimónia foi formalizada a adesão de duas dezenas de jovens das escolas secundárias Sá da Bandeira e Ginestal Machado ao Rotaract Club de Santarém.
A sessão contou com as presenças do vice-presidente da Câmara de santarém, João leite, do presidente da Câmara do Cartaxo, João Heitor, e de dezenas de representantes de clubes rotários da região e do país.
David Valente referiu que o Rotary Santarém tem deixado a sua marca em momentos determinantes da cidade, com ações ao serviço da comunidade, atento aos problemas que nos afetam, desde há 60 anos. Destacou os programas de bolsas de estudo atribuídas anualmente.
Desde a sua fundação, o Rotary Clube de Santarém tem desempenhado um papel fundamental na promoção dos valores humanitários, tendo como principal missão desenvolver atividades de serviço voluntário, de carácter humanitário e de solidariedade social, apoiando populações em risco em ações diretas ou promovidas por outras entidades, como autarquias, IPSS e outras.
“Criar esperança no mundo” é o tema para este ano rotário. Após uma pandemia e face ao cenário da guerra, o Rotary pretende estimular o companheirismo, a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz.
A saúde mental e a paz são os temas escolhidos para este ano Rotary, disse o governador. “A saúde mental é um problema escondido, sobre o qual existe um estigma, sendo raro ouvir alguém assumir que sofre de esquizofrenia. E muitas vezes há pessoas a sofrer na nossa proximidade, com depressão ou outras doenças mais graves… Importa por isso que cuidemos da nossa comunidade, a começar pelos nossos familiares, amigos, companheiros de trabalho.”
Quanto à escolha da paz, David Valente sublinha que é um objetivo que deve ser perseguido por todos nós, nas nossas comunidades, desde a família, onde tantas vezes se assiste ao drama da violência doméstica, à escola, com os casos frequentes casos de bulling, até ao trabalho e ao desporto…” Para David Valente, a cultura e a educação para a paz são os grandes instrumentos para termos sociedades mais ponderadas e tranquilas, com paz e compreensão. Estamos muito longe disso, pelo que é preciso fazer esse caminho hoje”.
Durante o dia, os dirigentes do Rotary Clube de Santarém reuniram com os presidentes das Câmaras do Cartaxo e Santarém, visitaram a APPACDM no Vale de Santarém, a empresa Olitrem em Tremês.