Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioEducaçãoConstância em contagem decrescente para lançamento de rockets
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Constância em contagem decrescente para lançamento de rockets

O European Rocketry Challenge (EuRoC), organizado pela Agência Espacial Portuguesa, regressa ao Ribatejo de 10 a 16 de outubro, para uma competição única destinada a estudantes universitários europeus.

O European Rocketry Challenge (EuRoC) regressa à vila de Constância para a sua quarta edição entre os dias 10 e 16 de outubro.  A competição universitária vai envolver 600 estudantes, de 14 diferentes países.

A iniciativa, organizada pela Agência Espacial Portuguesa, tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências científicas e educativas, ao desafiar os estudantes a lançar os seus foguetes (rockets), pensados e desenvolvidos ao longo do último ano e montados em Constância, os quais podem atingir altitudes entre os 3.000 e os 9.000 metros.

Esta é a única competição do género existente na Europa, e que desde 2020 tem conquistado um número crescente de participantes. Para a sua quarta edição, a Agência Espacial Portuguesa recebeu um valor recorde de 48 candidaturas por parte de várias equipas universitárias europeias. Dessas, foram selecionadas 25 equipas para lançarem os seus rockets este ano.

Pela primeira vez, há duas equipas portuguesas em competição no EuRoC: os RED, do Instituto Superior Técnico, e a North Space, que inclui estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto, da Universidade de Aveiro e das Faculdade de Ciências e de Engenharia da Universidade do Porto. A eles juntam-se a outras equipas, vindas de países como Suécia, Polónia, Espanha, Alemanha, Suíça, Reino Unido ou Noruega, por exemplo.

O EuRoC é um desafio único com elevados níveis de exigência técnicos e inúmeros parâmetros de avaliação para que os foguetes tenham o máximo sucesso e consigam ser lançados com eficácia, atingido a altitude-alvo a que se propõem. A segurança dos equipamentos e as condições atmosféricas encontram-se entre os principais critérios.

As equipas competem por prémios em várias categorias. O júri, composto por especialistas nacionais e internacionais em rocketry, avaliará o desempenho das equipas segundo o comportamento do foguete em relação à altitude alvo (3.000 ou 9.000 metros), carga útil, design e qualidade do relatório técnico, entre outros. A ANACOM, enquanto Autoridade Espacial portuguesa, é responsável pelo prémio ANACOM, dedicado à análise e utilização do espectro de frequências pelas equipas. O prémio EuRoC, o mais cobiçado por todos, premeia a excelência em todos os aspetos da competição em avaliação.

Este ano, pela primeira vez, todas as atividades do EuRoC estarão centradas na vila ribatejana de Constância. Os foguetes serão construídos e finalizados no Paddock, que este ano foi implementado no Pavilhão Desportivo Municipal da vila. Neste espaço reunir-se-ão previamente as equipas, para a assemblagem e avaliações técnicas dos projetos.

Os lançamentos vão decorrer entre 12 e 15 de outubro no Campo Militar de Santa Margarida, à semelhança do que tem acontecido ao longo das últimas três edições, sempre com o apoio do Exército português.

O público é convidado a visitar o paddock ou a assistir aos lançamentos, devendo, neste último caso, reservar o respetivo bilhete, em https://app.beamian.com/euroc-23/new-visitor. Para cada dia serão disponibilizados 100 bilhetes – à exceção de domingo, dia 15 de outubro, quando este número se fica pelas 75 entradas.

Por se tratar de uma instalação militar e por razões de segurança do próprio evento, o acesso ao Campo Militar de Santa Margarida é condicionado e só pode ser realizado mediante bilhete ou acreditação prévia.

Os vencedores dos vários prémios serão anunciados no dia 16 de outubro ao final da manhã, numa cerimónia que contará com a presença de representantes das várias entidades envolvidas.

banner-jornadas-gastronomia-Coruche

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem