Domingo, Fevereiro 25, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioDesportoMarrocos, Portugal e Espanha escolhidos para organizar o Mundial de 2030
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Marrocos, Portugal e Espanha escolhidos para organizar o Mundial de 2030

O Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2030 será disputado em Espanha, Marrocos e Portugal, com 3 jogos inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai.
A FIFA divulgou, esta quarta-feira, um comunicado relativo ao Mundial 2030:

“Após uma ampla consulta a todas as confederações e dada a importância de assinalar o centenário do Campeonato do Mundo da FIFA™, o Conselho da FIFA tomou decisões fundamentais em relação à candidatura e à organização da edição centenária do Campeonato do Mundo da FIFA em 2030, durante a sua reunião realizada por videoconferência a partir da Sede da FIFA.

Em 2030, o Campeonato do Mundo da FIFA reunirá três continentes e seis países, convidando o mundo inteiro a participar na celebração do futebol, do Centenário e Mundial da FIFA.

O Conselho da FIFA decidiu, por unanimidade, que a candidatura única será a de Marrocos, Portugal e Espanha, que acolherão o evento em 2030 e se qualificarão automaticamente a partir da atual atribuição de vagas, sob reserva da conclusão de um processo de candidatura bem sucedido conduzido pela FIFA e de uma decisão do Congresso da FIFA em 2024.

Além disso, tendo em conta o contexto histórico do primeiro Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA, o Conselho da FIFA decidiu ainda, por unanimidade, organizar uma cerimónia única de celebração do centenário na capital do país, Montevideu, onde se realizou o primeiro Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA em 1930, bem como três jogos do Campeonato do Mundo no Uruguai, Argentina e Paraguai, respetivamente.

“Num mundo dividido, a FIFA e o futebol estão a unir-se”, afirmou o Presidente da FIFA, Gianni Infantino. “O Conselho da FIFA, que representa todo o mundo do futebol, concordou unanimemente em celebrar o centenário do Campeoanto do Mundo da FIFA, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da maneira mais apropriada. Por conseguinte, a celebração terá lugar na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão um jogo cada um do Campeonato do Mundo da FIFA 2030. O primeiro destes três jogos será, naturalmente, disputado no estádio onde tudo começou, o mítico Estádio Centenário de Montevideu, precisamente para celebrar a edição do centenário do Campeonato do Mundo da FIFA”.

“O Conselho da FIFA também concordou unanimemente que a única candidatura para sediar o Campeonato do Mundo FIFA 2030 será a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha”, acrescentou o presidente da FIFA. “Dois continentes – África e Europa – unidos não só numa celebração do futebol, mas também numa coesão social e cultural única. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão.

“Em 2030, teremos uma pegada global única, três continentes – África, Europa e América do Sul – seis países – Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai – acolhendo e unindo o mundo enquanto celebram juntos o jogo bonito, o centenário e o Campeonato do Mundo FIFA”, concluiu o presidente da FIFA.

banner-jornadas-gastronomia-Coruche

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem