Home Sociedade

Santarém comemora Dia Mundial do Animal com ações de sensibilização

0

O Dia Mundial do Animal foi assinalado, no dia 4 de outubro, no Jardim-Escola João de Deus de Santarém, com ações de sensibilização para a necessidade de proteger e respeitar os animais, uma iniciativa da IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais, em parceria com o FeedInov CoLab e o Município de Santarém.

Dia Mundial do Animal
Nuno Russo

Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém, com o pelouro do Canil e Gatil Municipal, referiu que “comemorar o dia do animal é relembrar a importância que os animais têm para os humanos, é sensibilizar todos para a necessidade do bem-estar animal, cuidar com respeito e responsabilidade, assegurando-lhes as melhores condições de vida possíveis”.
O vereador mostrou-se também “preocupado com o abandono que existe hoje em dia; no CROAS temos muitos animais à espera de serem adotados; passem pelo Canil e Gatil Municipal, levem as vossas famílias e conheçam os cães e os gatos que estão ao nosso cuidado.”.

 

Jaime Piçarra, secretário-geral da IACA disse que “esta foi uma atividade muito importante e gratificante. Além disso, e talvez o mais importante, contribui para educar cidadãos para um mundo melhor e que cuida dos seus animais, nomeadamente no que toca à sua alimentação e bem-estar.”.

Da parte da FeedInov Colab, Ana Sofia Santos, referiu que “conhecer as particularidades dos nossos animais de companhia e o seu comportamento alimentar é essencial para garantir o seu bem-estar. Ações como esta revestem-se de particular importância.”

 

As cerca de 40 crianças do Jardim-Escola João de Deus tiveram a oportunidade de conhecer melhor as necessidades alimentares dos cães, com uma ação dinâmica que esteve a cargo do FeedInov CoLab. É importante compreender que os animais têm necessidades alimentares únicas e sistemas digestivos distintos dos nossos que influenciam a sua qualidade de vida e longevidade dos mesmos.

Para demonstrar a importância dos animais na vida das pessoas, nomeadamente o seu potencial terapêutico, a SmileDog teve a oportunidade de, neste Dia do Animal, dar a conhecer a todos a atividade de intervenção assistida por animais, proporcionou aos alunos a interação com um cão terapeuta.

Todos os presentes ficaram ainda a conhecer o trabalho que é efetuado pelo CROAS – Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém. A Médica Veterinária Municipal, Margarete Cruz, aproveitou também a ocasião para falar sobre os cuidados a ter com os animais de companhia e alertar para o abandono animal, apelando à adoção responsável.

O dia ficou igualmente marcado pela entrega de duas toneladas de ração à ASPA – Associação Scalabitana de Proteção Animal, oferecidas pelas empresas Avenal Petfood, Ovargado, Petmaxi e Sorgal Petfood, num projeto de âmbito social – IACA Solidária, para além da doação de outros bens alimentares e brinquedos por parte do Jardim Escola João de Deus de Santarém.

A manhã terminou com a visita à exposição de animais, elaborados com materiais reciclados, pelos alunos do 1º ciclo da escola, onde estavam representados os diversos habitats do reino animal. Este tipo de iniciativa pretende educar para o bom relacionamento entre a humanidade e o reino animal e sensibilizar para o papel importante no equilíbrio entre os seres vivos e o meio ambiente.

 

sem comentários

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

 

Exit mobile version