“Este é um grande Festival de Portugal, que valoriza a marca da gastronomia nacional e a imagem do turismo de Portugal, e é desta forma que a Entidade Regional de Turismo tem de olhar para o Festival Nacional de Gastronomia”, afirma José Manuel dos Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. José Santos falava na apresentação do programa do 42.º Festival Nacional de Gastronomia, que se vai realizar de 27 de outubro a 5 de novembro, na Casa do Campino em Santarém.
“Há quase três décadas que acompanho o Festival e penso que neste momento atingiu um nível de consistência e de notoriedade muito significativo”, disse o presidente da ERTAR, considerando que a Entidade Regional de Turismo tem de olhar para este Festival como um grande evento da nossa área de intervenção, e tem de lhe atribuir um nível de prioridade, pois não podemos tratar todos os eventos da mesma maneira”.
“Estamos a apoiar o Festival com verbas próprias da Entidade Regional, uma vez que não existem linhas de apoio nacionais ou europeias”, disse o responsável pelo turismo do Alentejo e Ribatejo.
Segundo José Santos, “a ERT tem previsto um apoio de 80 mil euros para os eventos a realizar este ano na Lezíria do Tejo, pois acreditamos que o calendário de eventos da região é uma peça muito importante para projetar o Ribatejo como destino turístico em Portugal”.
Entidade regional de Turismo vai diferenciar o destino turístico do Ribatejo e do Alentejo
“Lançámos ontem em Évora a nova campanha do turismo do Ribatejo e do Alentejo. A campanha vai ser ativada para o Ribatejo já no dia 20 com a publicação de um encarte no jornal Expresso sobre os principais eventos do Ribatejo, e vamos ter uma campanha nos Mupis digitais de Lisboa”, disse José Santos, considerando que “vai ser a maior campanha promocional do Ribatejo jamais realizada”.
Desta forma, a campanha sinaliza o aprofundamento e reforço da promoção turística deste território pela Entidade Regional de Turismo, salienta José Santos. Nesse sentido também, este ano a Entidade Regional de Turismo vai ter um espaço autónomo na BTL – Bolsa de Turismo para o Ribatejo. “Vamos diferenciar os destinos turísticos do Ribatejo e do Alentejo, pois são dois destinos diferentes, nas suas identidades e especificidades, embora com iniciativas e projetos em comum”.