A doença de Alzheimer é uma adversidade silenciosa que entra pela casa de muitas famílias. A Organização Mundial de Saúde estima que existam no mundo cerca de 30 milhões de pessoas com Alzheimer, podendo atingir 50 milhões em 2030 e 90 milhões em 2050. Em Portugal existem cerca de 200 mil casos, o que nos coloca como o 4.º país europeu com mais casos por mil habitantes.
A Alzheimer Portugal foi fundada em 1988 e apoia cerca de6.700 pessoas com demência, em centros espalhados por todo o País. Com uma abordagem centrada na pessoa, a Associação foca-se na melhoria da qualidade de vida das pessoas com demência e no apoio aos seus cuidadores.
Matteo di Veronesi, fotógrafo italiano radicado em Portugal, foi cuidador da sua mãe até à morte. Com um sentido artístico e afetivo muito apurado, fotografou pessoas com Alzheimer e juntou às fotos a sua história de vida. O resultado foi “Pitucha: As Memórias que um Dia Tive”, um livro que é um hino ao Amor e à Resiliência.
Venha conhecer a Alzheimer Portugal e o trabalho de Matteo di Veronesi na próxima terça-feira, dia 24/10, a partir das 21:00 na Sede do Rotary Clube de Santarém (junto às antigas piscinas municipais, no Sacapeito).