Sexta-feira, Dezembro 8, 2023
InícioOpiniãoO ensejo dos transportes públicos - por Ana Freitas (podcast)

O ensejo dos transportes públicos – por Ana Freitas (podcast)

Teias. Atemorizam-nos. Tememos nelas enredarmo-nos e jamais nos soltarmos.  Mas como em tudo também há boas teias. Por exemplo, a dos transportes públicos. E esta é vital. Tal como haver menos carros a invadir os centros das cidades. E até diria qualquer sítio. Não só o badalado ambiente agradeceria como todos nós.

Ouça aqui o podcast:

O carro é cómodo. Talvez nem tanto. Quando enfiado em filas fartas. Para o trabalho, para a escola, para a praia, para o médico. E versa-vice. E quantas auroras e entardeceres roubados ao descanso e à família. E quanta ansiedade. E quanto dinheiro gasto a mais. E quantos mal-entendidos. Chega a ser trágico.

É nítido que os transportes públicos nos oferecem grandes ensejos. Quanto tempo ganho. Quanta tranquilidade adquirida na leitura de um livro. No escutar uma música. No perdermo-nos na paisagem.  Antes da azáfama do trabalho ou depois dela. (Sim, o telemóvel é frenético. Impacienta-nos.) Permitem-nos estar entre outros, observá-los, pensar rostos, analisar atitudes. Quem sabe, trocar umas palavras, uns sorrisos. Um enriquecimento. Quem sabe encontrar quem há muito não vemos. Os transportes públicos são a sociedade. Rostos carregados como o carrego da vida. Alguns, poucos,  em azuis flutuam.

Luxembourg City, Luxembourg - May 18, 2019: People on a bus in Luxembourg City. The city has a network of 31 bus routes, operated by the municipal transport authority,
Imagem Depositphotos

A teia dos transportes públicos funcional deve ser para que cada vez mais seja usada por mais pessoas. Mas como? Quando, por exemplo, o único transporte público – por ser aberto a todos, mas é privado – não pratica quaisquer descontos, leva duas horas e pico para percorrer cerca de 80 km entre uma vila do interior e a capital e o último em ambos os sentidos é pelas 19,40h. Uma boa teia de transportes públicos é uma brecha aberta à liberdade. Para as pessoas e para o ambiente.

E senhor autarca será que, mesmo olhando para o lado, ainda não achou o ensejo para transportes públicos gratuitos para os seus residentes? Todos os merecem. E muito mais.

 Ana Freitas

Ana Freitas
Ana Freitas
Ana Teixeira Freitas, poeta e professora radicada em Coruche, autora dos livros de poesia , "0 Círculo" e "Cintilações", da Editora Apenas Livros, e “Alfobres de Rios”, editado pela ModoCromia, Edições, Lda, e do romance “Uma Possibilidade chamada Menina”, editado pela ModoCromia em 2022. Principal dinamizadora do programa Um Poema na Vila, que vem organizando sessões de poesia desde 2012, em Coruche.
banner-natação-santarem
Também pode ler

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

banner-comunidade-intermunicipal-leziria-tejo

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

banner-turismo-ribatejo

Artigos recentes

campanha-natal-comercio-local-Coruche
mercadinho-natal-almeirim

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem