Quinta-feira, Dezembro 7, 2023
InícioSaúdeCentro Hospitalar do Médio Tejo quer acabar com listas de espera na...

Centro Hospitalar do Médio Tejo quer acabar com listas de espera na Ortopedia

Mais cirurgias, mais primeiras consultas, mais consultas subsequentes, e para além de um maior acesso pelos utentes a cuidados da especialidade de Ortopedia, o primeiro Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), inclui também mais inovação e desenvolvimento, para atrair e fixar mais profissionais de saúde na região.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) acaba de criar o primeiro Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) da instituição, no âmbito da especialidade de Ortopedia – o CRI Orto.
A escolha do Serviço de Ortopedia para o primeiro CRI do CHMT, que foi contratualizado para o quadriénio 2023-2026, não é casual: a equipa multidisciplinar liderada por Amílcar Valverde, diretor de Serviço de Ortopedia e do CRI Orto, traçou como objetivo acabar com a lista de espera cirúrgica desta especialidade acima dos tempos médios de resposta garantida do Serviço Nacional de Saúde até ao final deste ano.
Em 2021, a resposta cirúrgica desta especialidade no Médio Tejo ascendia a mais de 468 dias e em apenas dois anos, ainda com as restrições da pandemia, a equipa do Serviço de Ortopedia do CHMT fez um notável trabalho em articulação com outras especialidades – entre as quais a Medicina Interna, a Anestesiologia e a Medicina Física e de Reabilitação –, para a recuperação da atividade e assistência aos utentes em lista de espera, nomeadamente através da criação da Unidade de Ortogeriatria em Abrantes. Trata-se, portanto, de um passo natural a especialidade de Ortopedia avançar para o CRI, o modelo de gestão que está a revolucionar o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os CRI são geridos por equipas multidisciplinares de profissionais de saúde que têm autonomia para definir estratégias e objetivos com o propósito de levar mais e melhores cuidados de saúde às populações, potenciando a capacidade instalada preexistente nos hospitais, reduzindo, assim, as listas de espera.
Paralelamente, a criação dos CRI potencia a atração e fixação de profissionais de saúde no SNS, ao serem contratualizados com todos os profissionais que os integram incentivos financeiros pelo desempenho dos objetivos previamente traçados.
O Conselho de Gestão do CRI Orto do CHMT tem como Diretor Amílcar Valverde, que é, cumulativamente, Diretor de Serviço de Ortopedia do CHMT, e como vogais Bruno Carvalho e José Miguel Trigo. O CRI Orto do CHMT desenvolve um trabalho multidisciplinar na sua atividade, tendo a colaboração diária das especialidades de Medicina Interna, Fisiatria, Medicina Física e de Reabilitação, Enfermagem, Farmácia, Serviço Social, Assistentes Técnicos e Operacionais.
O CRI Orto já entrou em vigor no início de outubro e até ao final de 2023 propõe-se superar todos os objetivos de atividade assistencial que estavam traçados pelo CHMT no seu plano de atividades – ou seja, os profissionais de saúde definiram como objetivo fazer mais cirurgias, mais primeiras consultas e consultas subsequentes, aumentando a produtividade e limpando as listas de espera da especialidade.

No entanto, o CRI Orto propõe-se também a projetar o CHMT em outras áreas e inclusive a nível internacional, ao assumir a responsabilidade de dinamizar a criação da “Fragility Fracture Network” Portugal. A Fragility Fracture Network (FFN) é uma aliança multidisciplinar e global, cuja missão é promover o tratamento e a prevenção secundária de fraturas por fragilidade. Trata-se de uma rede mundial de peritos envolvidos na abordagem destes casos. Pelo reconhecimento que a FFN tem pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Comissão de Fracturas de Fragilidade do CHMT, o CRI Orto vai assumir a liderança da criação da FFN Portugal.

Outro papel importante do CRI Orto será a promoção do ensino pré e pós-graduado, através da promoção de atividades de formação e de investigação, com o objetivo de aperfeiçoar as capacidades dos profissionais de saúde e de melhorar cuidados prestados aos utentes.

“O CRI Orto vai aumentar a acessibilidade e melhorar os tempos de resposta do SNS, com autonomia, com a responsabilização dos profissionais na gestão dos recursos que asseguram o desenvolvimento das melhores práticas para o CHMT”, afirma Amílcar Valverde, Diretor de Serviço de Ortopedia e do CRI Orto. O responsável acredita que o primeiro CRI da região terá um efeito de contágio, dentro e fora do hospital: “Toda a orgânica e dinamismo deste CRI poderá ter efeitos em outros serviços, e em outros Hospitais da região que ainda possam encarar com algum ceticismo os CRI. Tudo o que este CRI realizar, organizar, promover, dinamizar, divulgar terá efeitos para além da sua dinâmica, da sua especialidade e para além do CHMT”, diz.

Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do CHMT afirma: “Não podíamos estar mais entusiasmados com a contratualização, ainda em 2023, do primeiro Centro de Responsabilidade Integrado do CHMT. Este tipo de programa atrairá mais profissionais de saúde para a nossa instituição. Para as pessoas pode ser ainda um termo desconhecido e distante, mas para que entendam como é importante para melhorar o SNS resumo-o em poucas palavras: foco total no doente, nos resultados e na qualidade dos cuidados de saúde prestados.“

No que diz respeito aos objetivos ambiciosos a que a equipa multidisciplinar do CRI Orto se propõe, o PCA do CHMT explica: “Os nossos profissionais de saúde já nos deram mostras de que são capazes de atingir resultados extraordinários, revertendo situações complexas, graças a um exemplar trabalho de equipa, a par da sua notável resiliência, em prol da população.”, afirma.

 

Mais Ribatejo
Mais Ribatejohttps://maisribatejo.pt
O Mais Ribatejo é um jornal regional digital português, publicado desde maio de 2019, com sede em Santarém.
banner-natação-santarem
Também pode ler

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

banner-comunidade-intermunicipal-leziria-tejo

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

banner-turismo-ribatejo

Artigos recentes

campanha-natal-comercio-local-Coruche
mercadinho-natal-almeirim

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem