Perto de 1.400 atletas e caminhantes participaram no domingo, 29 de outubro, na 36.ª edição dos 20 Km de Almeirim – Rota da Sopa da Pedra.

A prova de atletismo voltou este ano a incluiu a travessia do rio Tejo através da centenária ponte D. Luís, que liga Almeirim à Capital de Distrito.
A corrida contou pela quarta vez com uma prova de 10 quilómetros, mantendo-se a prova Mini, de cinco quilómetros em percurso urbano.

A edição deste ano da Prova 20 kms Borrego Leonor Irmão, S.A, contou com a participação das atletas olímpicas Inês Henriques, juntamente com Rosa Rota, ex-atleta portuguesa campeã olímpica e mundial de maratona.
Rosa Mota recordista do mundo

Segundo os dados publicados na Association of Road Racing Statisticians (ARRS), Rosa Mota poderá ser a recordista do mundo, com a participação nesta corrida em Almeirim, na distância dos 10 kms no escalão +65, para atletas entre os 65 e os 69 com o tempo de 39 minutos e 54 segundos.

Para a história fica ainda a vitória de José Gaspar, da Associação Desportiva de Palmeiros – Sintra, que venceu a prova com o tempo de 01h08m29s, enquanto no setor feminino venceu Vera Nunes, da GFD Running, com um tempo 01h17m35s.

A 4.ª edição do percurso de 10 quilómetros foi conquistada pelo atleta Ricardo Ceia, do Sporting Clube de Casainhos, com um tempo de; 00h34m46s. Ao passo que no setor feminino a vitória foi obtida pela Kcénia Bougrova do RUN TEJO – PREVENT SPRAIN, com o tempo de 00h35m57s.

A prova foi organizada pela Associação 20Km de Almeirim, que contou este ano com os principais apoios de Borrego Leonor Irmão, S.A; Câmara Municipal de Almeirim, Sumol + Compal; Star Shop; Delta; Adricar; Caixa Agrícola, Águas do Ribatejo; Farmácia Mendonça; Adega Cooperativa de Almeirim e a Entidade de Turismo do Alentejo Ribatejo e comercio local.