Chamusca_Feira Nacional de Gastronomia de Santarém 2023_Prancheta 1

Chamusca presente no 42.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém – Uma viagem pelos sabores e cultura do território chamusquense

O Município da Chamusca volta a marcar presença, no dia 4 de novembro, no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém a convite da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) que dinamiza, uma vez mais, em conjunto com os 11 Municípios associados (Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém) o stand Intermunicipal da Lezíria do Tejo, proporcionando aos visitantes a oportunidade de descobrir o melhor que cada concelho tem para oferecer em termos de turismo e gastronomia.
O Festival Nacional de Gastronomia decorre este ano de 27 de outubro a 05 de novembro na Casa do Campino. Tal como nos anos anteriores, cada dia do certame é dedicado a um dos Municípios da CIMLT, com animação garantida pelos respetivos concelhos.
No dia dedicado ao Município da Chamusca, 04 de novembro (sábado), os visitantes poderão mergulhar na cultura e nos sabores da Chamusca e descobrir o que torna este Concelho tão especial no turismo e na gastronomia da Lezíria do Tejo.
Neste dia, os visitantes terão oportunidade de fazer uma viagem interativa pelos sabores autênticos da região, conversar com os produtores locais presentes, degustar alguns dos melhores doces típicos regionais e apreciar a mostra de artesanato em azulejaria e cerâmica. Do programa faz parte ainda parte um showcooking com sabores tradicionais da Chamusca e a atuação do Grupo Etnográfico Paul de Trava – ADEPEC.
A convite da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), os fadistas chamusquenses Rui Tanoeiro, vencedor do Festival Nacional da Canção Rural’22 e Marisa Ferreira, concorrente do Festival Nacional da Canção Rural ´23, atuarão no palco principal da Feira Nacional da Gastronomia, respetivamente hoje, dia 31 de outubro, às 21h00, e no dia 04 de novembro, às 19h30._Chamusca_Feira Nacional de Gastronomia de Santarém 2023-03

PROGRAMA 04 DE NOVEMBRO – DIA DO MUNICÍPIO DA CHAMUSCA
– Promoção da oferta turística e gastronómica da região
– Divulgação de Postal Interativo – Viagem pela Gastronomia da região
Presença de Produtores Locais:
– Mostra de artesanato tradicional, pelo Atelier de Azulejaria e Cerâmica Graça Neto
– Prova de licores, pela Quinta Casal da Vinha
16h00 – Degustação de trouxas de ovos, pelas Trouxas da Cuca
17h00 – Degustação de Pinéu Doce, pela B de Bolinho
18h00 – Degustação de lampreia de ovos, pela Oficina Gulosa
19h00 – Degustação de Almofadinhas do Semideiro, pela Pastelaria Areias do Vale

No Espaço de Showcooking do Festival
19h00 – Showcooking com sabores tradicionais da Chamusca, pela Taberna da Rita
Animação Itinerante
16h00 – Associação para Defesa do Património Etnográfico e Cultural de Vale de Cavalos (ADEPEC)

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024