Domingo, Fevereiro 25, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioRegiãoRisco de queda leva ao abate de árvores em Santarém
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Risco de queda leva ao abate de árvores em Santarém

No seguimento de uma avaliação do estado fitossanitário das árvores existentes nos espaços verdes da cidade, o Município de Santarém procedeu ao abate de duas árvores, uma da espécie Elaeagnus angustifolia (Oliveira do Paraíso), que se encontrava com podridão na base, no Jardim de São Domingos e uma outra, da espécie Salgueiro, em risco de queda, no espaço verde de Vale de Estacas (Ciclovia).

A Câmara refere que a árvore que se encontrava no Jardim de São Domingos tinha comprometida a sua estabilidade mecânica, devido à podridão na sua base, existindo risco de queda da mesma, colocando em perigo a segurança de pessoas e bens.

Segundo a Câmara, o salgueiro existente no espaço verde de Vale de Estacas estava também em risco de queda, com ramos desgarrados, pelo que por razões de segurança, foi necessário proceder ao seu abate.

A autarquia justifica que a decisão de abater qualquer árvore resulta sempre de uma séria avaliação e da procura de alternativas capazes de manter a segurança e dignidade das espécies arbóreas.

Atendendo à legislação em vigor, que estipula que em caso de abate, é obrigatória a reposição de arvoredo que garanta a duplicação do nível de sequestro de CO2, preferencialmente recorrendo a árvores nativas do concelho, num raio não superior a 10 km, vão ser plantadas outras árvores em substituição das mesmas.

O Município de Santarém agradece, desde já, a compreensão de todos os munícipes pelos condicionalismos que decorreram durante o trabalho de abate e remoção das árvores.

banner-jornadas-gastronomia-Coruche

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem