Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
InícioRegiãoDeputado Hugo Costa leva ao debate do "Orçamento do Estado 2024" apoios...

Deputado Hugo Costa leva ao debate do “Orçamento do Estado 2024” apoios às empresas, ensino superior e finanças

No âmbito do Orçamento do Estado 2024, Hugo Costa, deputado do PS eleito pelo distrito de Santarém, levou a debate, nas fases da generalidade e especialidade, questões relacionadas com o crescimento económico, ensino superior e o estado das finanças públicas.

A 31 de outubro, no debate na generalidade, e numa intervenção em plenário, dirigindo-se ao Ministro das Finanças, Hugo Costa questionou sobre os apoios às empresas e sobre o crescimento privado. “Temos de apoiar o investimento das nossas empresas, reduzir os custos de contexto, para apoiar a produtividade e o emprego. Os apoios devem estar bem direcionados e apresentar efeitos multiplicadores”, afirmou.

Já na fase do debate na especialidade, e na audição que se realizou à Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, a 2 de novembro, salientou a importância do ensino superior para a coesão territorial, nomeadamente nos territórios do interior, sublinhando que se torna necessário compensar esse equilíbrio também nas formas de financiamento a estas instituições.

“Sendo eleito pelo distrito de Santarém, que tem dois institutos politécnicos (Santarém e Tomar) com escolas em quatro concelhos, percebo bem a importância desses institutos para a coesão do território, para o emprego e para dar oportunidades também para os estudantes”, disse. Destacou a construção da Residência de Rio Maior numa fase avançada, e da residência do Instituto Politécnico de Tomar que vai para obra, ficando o distrito “bem servido” a este nível.

Numa outra intervenção, realizada no debate na especialidade, nomeadamente na Audição do Tribunal de Contas, o deputado do PS, colocou algumas perguntas sobre matérias pertinentes como a Orçamentação de Programas ou a inclusão dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no OE 2024.

Questionou ainda o Tribunal de Contas sobre o benefício fiscal dos residentes não habituais ter sido calculado, em 2022, em cerca de 1,3 mil milhões de euros, sendo importante tomar medidas para garantir a sustentabilidade das contas públicas, o saldo estrutural e diminuição da dívida pública.

Mais Ribatejo
Mais Ribatejohttps://maisribatejo.pt
O Mais Ribatejo é um jornal regional digital português, publicado desde maio de 2019, com sede em Santarém.
banner-natação-santarem
Também pode ler

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

banner-comunidade-intermunicipal-leziria-tejo

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

banner-turismo-ribatejo

Artigos recentes

campanha-natal-comercio-local-Coruche
mercadinho-natal-almeirim

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem