A CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santarém, a ACES – Associação Comercial de Santarém e os Agrupamentos de Escolas reúnem sinergias para comemorarem o aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças.
No aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças, que se comemora a 20 de novembro, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santarém lançou um desafio aos Agrupamentos de Escolas do Concelho e à Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES).
Os alunos dos Agrupamentos realizaram um conjunto de trabalhos, alusivos ao tema, que a Associação Comercial e Empresarial de Santarém terá em exposição nas lojas do comércio local associadas.
A presidente da CPCJ de Santarém, Teresa de Jesus, lança o desafio para que “até ao final do mês de novembro, sempre que visitar as lojas do Centro Histórico de Santarém, aproveite para contemplar as montras dos trabalhos que espelham os Direitos das nossas Crianças e que todos temos o dever de fazer com que se cumpram!”
A 20 de novembro de 1959 a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração dos Direitos da Criança e, no mesmo dia, em 1989, a Assembleia Geral da ONU adotou por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC). Este documento foi ratificado em 1990, inclusive por Portugal.
A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais): a não discriminação; o superior interesse da criança; a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.