Foi um dia histórico para o Benfica e para Santarém, afirmaram os presidentes do SLB e da Câmara de Santarém perante uma multidão que assistiu à inauguração da primeira Casa do Benfica 2.0.
O presidente do SL Benfica Rui Costa teve uma calorosa receção nos Paços do Concelho de Santarém, na cerimónia que antecedeu a inauguração da primeira Casa do Benfica 2.0. Foram muitas as centenas de benfiquistas que compareceram no Largo do Município e que não couberam todos no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Rui Costa agradeceu todo o apoio da Câmara de Santarém e dos benfiquistas que fizeram nascer esta primeira Casa do Benfica 2.0, que fica na história do Benfica. Rui Costa sublinha a “importância extrema das Casas do Benfica, pois são elas as embaixadoras do Benfica em todo o país e além-fronteiras”. O presidente do SLB afirma que “esta é a primeira, e por esse facto merece especial atenção da direção do clube dos benfiquistas para a fazer crescer e para que seja um sucesso. Agora, outras se seguirão por todo o país”.
Rui Costa afirmou que “este foi um projeto que nasceu com grande ambição. Escolhemos Santarém e desde o início mais convictos ficámos com a calorosa receção que tivemos e hoje com esta calorosa receção nos Paços do Concelho”.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Santarém confessou ter ficado impressionado com a adesão popular: “Desde as comemorações do 10 de junho na cidade que não via tanta gente num evento aqui no Largo do Município”. Ricardo Gonçalves salientou a “importância der Santarém ficar associada ao Benfica, que é uma das maiores marcas se não mesmo a maior marca do país, através desta Casa do Benfica 2.0”. O autarca referiu que “não foi fácil chegar até aqui, houve muitos contratempos, mas o projeto foi para a frente e esta Casa do Benfica 2.0 é um projeto diferenciador, importante para Santarém e para o Benfica. Como já tive oportunidade de ver, é um projeto fantástico, será certamente um sucesso e será replicado noutras cidades do país”.
“É um projeto único, diferenciador e aglutinador. Agora, queremos ainda mais dinâmica para podermos honrar aqueles que confiaram em nós para sermos os pioneiros desta nova forma de ver as Casas Benfica”, afirma Luís Santos, presidente da Casa Benfica Santarém 2.0.
“Estávamos à espera deste número de pessoas ao almoço, porque outras Casas quiseram associar-se a nós e havia muito entusiasmo por parte dos escalabitanos. Quando entrei nesta Casa nunca imaginei que passaria três décadas a servi-la”, revela António Valente, presidente do Conselho Fiscal da Casa Benfica Santarém 2.0.
A comitiva deslocou-se depois a pe até à Casa do Benfica 2.0, onde visitou os vários espaços. A barbearia Benfica apresenta-se como a barbearia do futuro, com uma componente digital forte. Vamos ter cortes ‘à lenda’, onde podem pedir penteados iguais aos dos jogadores do Benfica”, refere Diogo Alves, responsável da Barbearia à Benfica.
O Presidente entra no espaço dedicado ao Benfica Ativo, cumprimenta os colaboradores e dá uns toques na bola com as crianças que estão a treinar. Gabriel, um jovem adepto, dá conta do “orgulho imenso” por ter a oportunidade de jogar com Rui Costa.
A comitiva assiste a uma aula de ginástica para seniores. Segue-se a Loja Benfica e a Sala de Estudo. O presidente Rui Costa visita o Restaurante Mística, um dos ex-líbris da nova Casa, onde a comitiva e elementos dos órgãos sociais e glórias do Clube se juntam para um brinde.
Rui Costa e os presidentes da Casa do Benfica e da Câmara de Santarém descerram a placa comemorativa da Casa Benfica Santarém 2.0, perante uma multidão de adeptos a cantar Eu Amo o Benfica.
Após a inauguração da Casa do Benfica 2.0, realizou-se um almoço que reuniu mais de mil benfiquistas nos claustros do Cnema. Entre os convivas contaram-se as glórias do Benfica José Augusto, Shéu, José Luís, Veloso, Carlos Manuel, José Henrique, Vítor Martins e Isaías, entre outros.
O grupo scalabitano Três Bairros protagonizou um grande momento da festa com a interpretação do hino Ser Benfiquista, que levantou a sala com os benfiquistas a entoarem o hino ao ritmo de palmas e os cachecóis ao alto.