Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioCultura & lazerBordalo II oferece obra de arte ao IPO Lisboa
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Bordalo II oferece obra de arte ao IPO Lisboa

Equipa do artista plástico deu vida nova a uma parede do Instituto, junto à Farmácia. Um local de passagem que ganhou cor e alegria e que é uma prenda para todos os profissionais e utentes, em ano de centenário do Instituto.
“Quando o IPO me lançou este desafio, não hesitei em aceitar. Esta é uma pequena contribuição para tornar o local mais agradável e acolhedor”, justifica Artur Bordalo, reconhecendo que “todos conhecem alguém que está ou já esteve doente com cancro e que há um caminho difícil a ser feito. O IPO desempenha um papel fundamental no tratamento e acompanhamento destes doentes e, por isso, merece todo o nosso respeito e admiração”.

IPO_BORDALO_MURAL_03
Foto: IPO Lisboa

Bordalo II é conhecido e reconhecido pela utilização do espaço público como palco para as suas intervenções de cor e de escala e, no IPO Lisboa, o pintainho foi o animal escolhido como símbolo de renovação e futuro – em ano de centenário, data que o IPO Lisboa celebra no próximo dia 29 de dezembro.

IPO_BORDALO_MURAL_01
Bordalo II junto ao mural. Foto: IPO Lisboa

“Para além de ser uma figura familiar para adultos e crianças, é um sinal de esperança, de recomeço e de futuro”, explica o artista, reconhecendo que este espaço nobre acaba por ser também um espaço de batalha, por isso achou “importante trazer alguma vivacidade e esperança”.
Cada trabalho de Bordalo II é um alerta para a sociedade consumista e para o desperdício. Também nesta instalação foi realizada uma assemblagem de material que integra resíduos hospitalares: uma cadeira de rodas, monitores e teclados de equipamentos, proteções das rodas das macas, copos de aspiração entre outros “lixos” recolhidos no IPO Lisboa e que agora dão vida nova à parede.
Eva Falcão, presidente do Conselho de Administração IPO Lisboa, agradece a generosidade do artista em oferecer uma obra totalmente inédita. “É muito importante podermos trazer arte a um hospital com estas características… para os nossos doentes e profissionais. É algo com um impacto distinto no dia a dia e uma forma de todos nos alegrarmos e de nos lembrarmos que a vida tem sempre coisas muito positivas e há sempre um futuro”, sublinha.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem