Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioRegiãoRibatejano comanda a Zona Marítima do Norte
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Ribatejano comanda a Zona Marítima do Norte

O Capitão-de-mar-e-guerra Rui da Silva Lampreia é o novo Comandante da Zona Marítima do Norte, tendo rendido no cargo o Capitão-de-mar-e-guerra Humberto Silva Rocha.

O Comandante Silva Lampreia tomou igualmente posse, em acumulação, dos cargos de Chefe do Departamento Marítimo do Norte, de Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte, de Capitão do Porto do Douro e de Leixões e, por inerência, de Comandante Local da Polícia Marítima do Douro e de Leixões.

A cerimónia de tomada de posse realizou-se esta quarta-feira, dia 29 de novembro, nas Instalações Navais da Boa Nova, em Leça da Palmeira, tendo sido presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, contra-almirante José Vizinha Mirones. Na ocasião estiveram ainda presentes diversas entidades da região, da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional.

Na sua primeira declaração como novo Comandante de Zona Marítima do Norte, o Comandante Rui Lampreia referiu ter como objetivo geral “contribuir para um futuro mais seguro e mais próspero da comunidade marítima da zona norte.” Reforçando que
“a zona marítima do Norte apresenta desafios únicos e oportunidades significativas, desafios únicos, como por exemplo, a proteção do mar territorial e das águas interiores e a exploração sustentável dos recursos marinhos, vivos e não vivos – oportunidades significativas, como por exemplo, as energias renováveis, que aproveitam a energia do vento e das ondas do mar, para a produção de energia elétrica.”

Cmdt Silva Lampreia
Comandante Silva Lampreia


Procurará ainda “(…) atuar com visão estratégica, adaptabilidade e inovação, de modo a enfrentar os desafios e as oportunidades emergentes, através de uma gestão eficiente e eficaz dos recursos humanos e materiais disponíveis, e pronto para uma resposta conjunta.”

O Comandante Rui Silva Lampreia ingressou na Marinha em 1989, onde frequentou o curso de ciências militares navais na Escola Naval. Ao longo da sua carreira desempenhou diversos cargos no mar e em terra, nomeadamente no Instituto Hidrográfico, no Estado-Maior da Armada, no Comando Naval, entre outros. Comandou dois navios da Marinha, o NRP João Coutinho e o NRP Auriga. Foi também assessor no Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, entre outros cargos. Antes de tomar posse no atual cargo desempenhava as funções de Capitão do Porto de Viana do Castelo.

O novo Comandante de Zona Marítima do Norte é natural de Praia do Ribatejo, no concelho de Vila Nova da barquinha, distrito de Santarém, e tem 53 anos.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem