Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioCultura & lazerConcertos Históricos esta sexta-feira e no sábado na Capela Dourada
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Concertos Históricos esta sexta-feira e no sábado na Capela Dourada

A Capela Dourada anexa à Igreja de Jesus Cristo acolhe dois “Concertos Históricos” com performances musicais de época, no âmbito do Festival de Órgão de Santarém, que acaba este fim de semana.

capela-dourada1
Capela Dourada

Esta Capela considerada a “jóia da arte barroca nacional”, reúne na tarde do dia 1 de dezembro, às 16h30, Helder Sousa (organista e cravista), Irene Brigitte (soprano italiana) e o Ensemble Canto Mensurable (Consort de Flautas de Bisel). Este concerto intitulado ‘Do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra’ com música vocal e instrumental, apresentará obras dos séculos XVI e XVII, sob direção musical de Jorge Álvaro Ferreira e faz parte do projeto “Mundos e Fundos”, integrado no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

capela-dourada1
Capela Dourada

O segundo Concerto Histórico marca, com distinção musical, o FÓS 2023, no 2 de dezembro, às 21h30. O invulgar programa Di Pianti e d’Altri Canti – música de paixões do sagrado feminino reflete a variedade da expressão feminina nos espaços de clausura de Itália e Portugal ao longo do período barroco. Uma viagem pelo ensemble “Metáfora das Flores” com a organista espanhola Marta López, a soprano italiana Anna Aurigi e a soprano portuguesa Magna Ferreira (direção musical).

Concerto de dança e órgão para famílias

Mais um evento de destaque no dia 1 de dezembro, às 21h30, na Catedral de Santarém, com “Da Música ao Movimento Livre”. Uma performance de dança com o promissor corpo de talentos da Academia de Dança do Círculo Cultural Scalabitano, com assinatura de Encarnação Noronha, à qual se juntam músicas de compositores como Charpentier, Bach, Rodrigo Leão e Hans Zimmer. Além disso, a performance onde o corpo abraça o som, será pautada com improvisos ao órgão por Sílvio Vicente.

Concertos Scalabitanos combinam música de órgão, coro e banda filarmónica

Este ano, o Festival de Órgão de Santarém apresenta dois “Concertos Scalabitanos”. O primeiro “Canto Coral Sacro”, no sábado, 2 de dezembro, às 18h30, na Igreja de Alcáçova, com o Coro do Círculo Cultural Scalabitano, com direção musical de António Matias, e a organista Marta Cruz.

O segundo, “Paisagens de Festa”, no domingo, 3 de dezembro, às 16h30, na Catedral de Santarém, com Sílvio Vicente (organista in.FÓS) e a Banda da Sociedade Filarmónica Alcanedense, sob direção do maestro Alberto Lages.

Este último concerto, que marca o encerramento da 5ª edição do FÓS 2023, apresentará obras que abrangem desde o período barroco até a composições contemporâneas. A banda filarmónica e o órgão prometem criar uma atmosfera rica em cores e texturas musicais.

Missa dominical com música no FÓS

No último dia do FÓS, 3 de dezembro, a Catedral de Santarém é palco de uma missa dominical, às 11h00, acompanhada pela Schola Cantorum da Catedral de Santarém. Sob direção musical de Miguel La Feria, conta com o organista titular da Catedral de Santarém, David Paccetti Correia.

Pode ver também:

Festival de Órgão com programa de qualidade para promover património de Santarém

FÓS – Festival de Órgão de Santarém arranca esta sexta-feira (vídeo)

banner-jornadas-gastronomia-Coruche

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem