Sábado, Abril 20, 2024
banner-complexo-aquático
InícioOpiniãoLimites da freguesia de Pernes finalmente corrigidos! - por Francisco Mendes (podcast)

Limites da freguesia de Pernes finalmente corrigidos! – por Francisco Mendes (podcast)

Ao longo dos últimos anos tenho falado e opinado variadas vezes sobre a reposição e separação das freguesias de Casével e Vaqueiros e por outro lado das de S. Vicente do Paúl e Vale Figueira. E quando tudo levava a crer que esta reposição estava assegurada, parece agora que Vaqueiros voltar a ser freguesia autónoma, estará de novo mal encaminhado.

Mas este não é o tema que hoje aqui quero trazer, mas sim um outro com semelhante antiguidade e que até agora nunca vislumbrou esperança de ver solução. Falo da alteração dos limites da freguesia de Pernes com a antiga freguesia de Achete (agora união das freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém) e também e sobretudo com a freguesia de S. Vicente do Paúl (agora união das freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale Figueira).
Como é sabido da maioria dos que aqui me acompanham, há muito que os limites destas freguesias não fazem qualquer sentido, a sua alteração é reclamada pela população há mais de 50 anos.

A situação mais gritante é a do limite de Pernes com S. Vicente do Paúl, em que a Escola D. Manuel de Melo, os Bombeiros Voluntários de Pernes e as habitações e negócios da zona pertencem a S. Vicente, quando estão a quase 10 km da sede desta união de freguesias, estando na realidade e na prática dentro da zona urbana da vila de Pernes, onde as pessoas fazem a sua vida no dia a dia.

As alterações finalmente acordadas entre as partes envolvidas foram agora aprovadas por unanimidade, quer na reunião de Câmara, quer na Assembleia Municipal. E por este êxito e por este acordo, quero aqui deixar os meus parabéns aos principais intervenientes: o presidente da Junta de Pernes, Raúl Violante; o presidente da Junta de S. Vicente do Paúl e Vale Figueira, Ricardo Costa; a presidente da Junta da união de freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, Guida Botequim; o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves e o presidente da Assembleia Municipal de Santarém, Joaquim Neto.

Mais ainda estão de parabéns os fregueses de Pernes que residem, trabalham ou estudam nas parcelas envolvidas e que passarão a fazer parte da freguesia a que na prática sempre pertenceram.
Esperemos agora que a implementação destas alterações não demore a ser realidade.

Francisco Mendes

 

2 comentários

  1. Muito obrigado pela publicação.. Finalmente após mais de 50 anos de muitas tentaivas de acordo foi possivel chegar a um consenso entre as 3 Juntas envolvidas, consenso que contou com o empenho dos srs. Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal. Nao há vencedores nem vencidos. Há acima de tudo a consciência de que foi feita justiça em prol do bem estar das populações fim ultimo para o qual fomos eleitos.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar