Sábado, Fevereiro 24, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioCultura & lazerRealizadora Leonor Teles fala do novo filme "Baan - Casa" na ante-estreia...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Realizadora Leonor Teles fala do novo filme “Baan – Casa” na ante-estreia em Santarém (vídeo)

O Mais Ribatejo entrevistou Leonor Teles, a realizadora de Vila Franca de Xira, na antestreia do seu novo filme “Baan – Casa”, que teve lugar a 31 de janeiro, no Teatro Sá da Bandeira, numa iniciativa do Cine Clube de Santarém.

Leonor teles
Leonor Teles, realizadora de cinema. Foto: João Baptista | Mais Ribatejo

Primeira longa-metragem de ficção de Leonor Teles, o filme Baan – Casa estreou esta quinta-feira, 8 de fevereiro, nos cinemas de todo o país.

Nas palavras da realizadora, este filme é sobre uma “procura emocional, sobre o que é sentir a casa, sentirmo-nos em casa. A crise habitacional que vivemos foi o tema do anterior filme “Cães que ladram aos pássaros”, que fala dos problemas da gentrificação, do aumento das rendas. Este é um filme mais do foro emocional”.

O filme, muito aplaudido na antestreia em Santarém, foi rodado em Bangkok na Tailândia e em Lisboa, entre 2020 e 2022.

Ouça a conversa com a realizadora no podcast do Mais Ribatejo:

Vencedora em 2016 do prémio Urso de Ouro no festival de Cinema de Berlim com o filme “Balada de Batráquio”, Leonor Teles espera que as pessoas vão ao cinema ver este filme, pois “ir ao cinema ver um filme no grande ecrã é sempre uma experiência coletiva e de imersão, de facto muito melhor do que ver um filme em casa, pois não existem outras distrações que nos levam a por na pausa e ir lavar a louça, por exemplo”.

A realizadora Leonor Teles, a atriz Miragaia, e Rita Correia, presidente do Cineclube de Santarém, à conversa com o público no Teatro Sá da Bandeira no final do filme. Foto: João Baptista | Mais Ribatejo
A realizadora Leonor Teles, a atriz Carolina Miragaia, e Rita Correia, presidente do Cineclube de Santarém, à conversa com o público no Teatro Sá da Bandeira no final do filme. Foto: João Baptista | Mais Ribatejo

Neste novo filme Leonor Teles deixa de lado o caráter mais documental dos anteriores filmes. Na “Balada de um Batráquio” por exemplo, a realizadora fez um manifesto anti xenófobo contra a moda portuguesa de colocar sapos de louça nas lojas supostamente para afastar os ciganos. No filme Leonor Teles entra nas lojas, agarra nos sapos de louça e vem parti-los na rua. “Nada daquilo foi encenado, foi tudo real, chegámos a ser perseguidos pelos lojistas e também tivemos problemas com a polícia”, conta ao mais Ribatejo. “Foi arriscado, mas se uma pessoa não arrisca, mais vale ficar em casa”, afirma. No caso, valeu bem a pena arriscar, pois o filme foi premiado no importante Festival de Berlim.

A realizadora Leonor Teles, a atriz Miragaia, e o realizador sclabitano Chico Noras, à conversa com o público no Teatro Sá da Bandeira no final do filme. Foto: João Baptista | Mais Ribatejo
A realizadora Leonor Teles, a atriz Miragaia, e o realizador sclabitano Chico Noras, à conversa com o público no Teatro Sá da Bandeira no final do filme. Foto: João Baptista | Mais Ribatejo

Leonor Teles conversou com os espetadores no final da exibição do filme no Teatro Sá da Bandeira, numa partilha de reflexões sobre o filme e sobre a forma como foi realizado. Também presente a atriz Carolina Miragaia, protagonista desta nova longa-metragem e também da banda sonora.

Leonor Teles salientou a importância desta iniciativa do Cine Clube de Santarém, pois proporciona um espaço de diálogo e de reflexão sobre o cinema, permitindo aos realizadores conversar com o público e debater ideias. A minha interpretação do filme não é a mesma de todas as outras pessoas. Isso é também a grande força do cinema e só nos enriquece mais”.

banner-jornadas-gastronomia-Coruche

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem