Sábado, Abril 13, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerVII Festival do Cogumelo realiza-se este fim de semana na Parreira, Chamusca

VII Festival do Cogumelo realiza-se este fim de semana na Parreira, Chamusca

Miguel Azevedo, Bateu Matou e Quina Barreiros são os cabeças de cartaz deste ano. José Maria Lino e Rafael Castanheira os Chefs de destaque. Miguel Azevedo sobe amanhã ao palco do Festival do Cogumelo da Parreira, no espetáculo que vai marcar o primeiro dia do certame. Sábado é a vez da banda Bateu Matou. No domingo, Quina Barreiros fecha a VII edição do evento criado há sete anos, com o objetivo de promover o cogumelo, um produto endógeno do concelho da Chamusca.

A VII edição do Festival do Cogumelo da Parreira arranca esta sexta-feira, 1 de março, pelas 18H00 e prolonga-se até ao próximo domingo, dia 3 de março. O evento de dinamização e promoção territorial, com base num produto endógeno da charneca, o cogumelo, é organizado em parceria pelo Município da Chamusca e pela União de Freguesias de Parreira e Chouto.

Festival-do-Cogumelo-2019

O programa inclui vários espaços dedicados a Shocookings, Livecookings, Petiscomelo, Infomelo, degustação de produtos artesanais e diversos Workshops, entre os quais “Cultivo Caseiro de Cogumelos” e “Como Cozinhar Cogumelos Silvestres”, pela micóloga Marta Ferreira. César Paredes Labraña falará sobre “Eletro Improvisação com Cogumelos” e “O Som dos Cogumelos”.

O programa conta ainda com passeios micológicos, com a atuação do Rancho Folclórico da Parreira, com a Oficina do Cogumelo, uma atividade dirigida às crianças, com expositores locais e nacionais, artesanato e espaço de restauração. Do programa faz parte, também, a realização do concurso “Caixa Mistério em Família 2024”.

Festival-do-Cogumelo-2019-4

A abertura do espaço showcooking cabe a Rita Beltrão Martins, Mestre em Segurança Alimentar e Inovação e co-fundadora da Terrius, uma empresa que recupera produtos antigos, tais como a farinha de castanha e de bolota, e desenvolve produtos inovadores com base em ingredientes produzidos na região.

No sábado é a vez do chef José Maria Lino (02 de março) confecionar um delicioso Arroz cremoso misto de cogumelos e vinho do Porto. José Maria Lino, é conhecido essencialmente pela sua atitude inovadora e arrojada, que incute na elaboração dos seus pratos e pela paixão que nutre pela arte de cozinhar. É atualmente proprietário da “Mercearia do Zé Maria” (Benavente), onde comercializa produtos tradicionais de várias regiões do país (queijos, vinhos, enchidos, azeites, doces ou conservas).

Depois do sucesso do ano passado, o espaço Sushimelo está de volta ao certame com o Chef Rafael Castanheira, num espaço dedicado exclusivamente à confeção de Sushi. Rafael Castanheira criou o conceito ‘MoiSushi’, um serviço de “sushi confecionado no domicílio”, que leva a gastronomia japonesa à casa dos clientes.

A animação musical está garantida com os concertos de Miguel Azevedo (1 de março), Bateu Matou (2 de março) e de Quina Barreiros (3 de março). A música promete continuar pela noite dentro, com o DJ Peste, e DJ Barral sexta-feira e sábado, respetivamente.

O Festival do Cogumelo da Parreira foi criado há sete anos e nasceu com o objetivo de promover um produto típico do concelho da Chamusca, que tem um peso relevante na economia local da freguesia da Parreira e localidades limítrofes.

O certame decorre no recinto de festas da Parreira. A entrada é livre.

PROGRAMA

 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar