Terça-feira, Abril 16, 2024
banner-complexo-aquático
InícioDesportoVitória Clube de Santarém conquista 3 campeonatos de futsal num só dia

Vitória Clube de Santarém conquista 3 campeonatos de futsal num só dia

O último sábado, 2 de março de 2024, ficará marcado a letras de ouro na bonita história que vem sendo redigida pelo Vitória Clube de Santarém: num intervalo de poucas horas, a família vitoriana celebrou efusivamente a conquista de três importantes provas oficiais de futsal, com o clube a sagrar-se campeão interdistrital de seniores femininos e campeão distrital de juvenis masculinos (sub-17) e de infantis (sub-13).

Equipa feminina vence campeonato interdistrital

Campeãs interdistritais de futsal feminino 2023-24 (1)
Campeãs interdistritais de futsal feminino 2023-24 

Em primeiro lugar, assinale-se o feito da equipa sénior feminina, que, num Campeonato Interdistrital organizado em conjunto pelas associações de futebol de Santarém e Castelo Branco, celebrou a conquista do troféu com contornos dramáticos, no Fundão, em pleno reduto do GD Valverde, valoroso oponente que seguia em igualdade pontual na tabela à entrada para esta última jornada (mas em desvantagem no saldo de golos).

Depois de as anfitriãs se colocarem em vantagem na etapa inicial do desafio, o golo vitoriano surgiria apenas nos últimos instantes da partida, com a pivô Teté, que, na altura, desempenhava já as funções de guarda-redes avançada, a vestir a pele de heroína e a levar ao delírio o grupo de trabalho comandado por Leonor Meneses.

Nos segundos que restavam até final, sobressaiu o estoicismo das vitorianas na resistência ao ímpeto final das contrárias, com o tão ambicionado troféu interdistrital, inédito no palmarés do clube, a acabar por ser erguido bem alto pela eterna capitã Conxi, em intensas celebrações que se estenderam, no regresso, às ruas da cidade de Santarém. Segue-se agora a Taça Nacional!

Infantis com trajeto imaculado

Campeões Distritais de Infantis de Futsal 2023-24 (Foto - Maurício Júnior) (1)
Campeões Distritais de Infantis de Futsal 2023-24 (Foto – Maurício Júnior)

A gloriosa senda teve início, porém, logo pela manhã, na receção da equipa de infantis do Vitória Clube de Santarém à Casa do Benfica em Golegã, correspondente à antepenúltima jornada do Campeonato Distrital da AF Santarém. A necessitar de dois pontos para carimbar matematicamente as contas do título, os comandados de Ivo Costa foram iguais a si próprios, colocando em prática o futsal que lhes vale, por ora, um registo cem por cento vitorioso na prova.

No final, o 8-1 registado no marcador, além de colocar os vitorianos com as duas mãos na tão almejada taça, assinalou ainda a dourada marca dos 300 golos apontados, contra apenas sete encaixados.

Esta é a quinta vez que o emblema azul e branco se sagra campeão distrital nesta faixa etária, parecendo estar na calha mais uma geração dourada no futsal de formação escalabitano.

Juvenis celebram no descer do pano

Campeões distritais de Juvenis Masculinos 2023-24 (1)
Campeões distritais de Juvenis Masculinos 2023-24 

Já em juvenis masculinos, aquela que chegou a parecer uma missão quase utópica teve, enfim, um final feliz. Mas com muito sofrimento pelo meio: na última jornada do Campeonato Distrital da categoria, após triunfarem por 5-0 na vila da Golegã, os vitorianos tiveram ainda de esperar em plena quadra pelas tão aguardadas notícias provenientes de Ferreira do Zêzere, onde a formação da casa apenas necessitava de somar um ponto diante do CD Os Patos para arrebatar o troféu.

Do outro lado da linha, porém, chegaram ecos de uma derrota da equipa do Zêzere por 3-8, e a festa vitoriana eclodiu na vila da Golegã: o Vitória Clube de Santarém é oficialmente campeão distrital de juvenis masculinos pela 7.ª vez no seu historial, repetindo o feito da época transata.

Como prémio adicional desta conquista, realce-se o apuramento para a Taça Nacional Sub-17, onde os pupilos de Ricardo Catrola lutarão com algumas das melhores formações do país pela subida às competições nacionais na próxima temporada.

Com este triplete, e depois do escalão de juvenis femininos, são já quatro os campeonatos garantidos pelo Vitória Clube de Santarém em 2023/24, subindo para oito (!) as competições de âmbito nacional disputadas na presente temporada: campeonatos nacionais de Sub-15, Sub-19 Masculinos, Sub-19 Femininos e Seniores Masculinos; taças de Portugal de Futsal Feminino e de Futsal Masculino; e taças nacionais de Sub-17 e Seniores Femininos.

Um feito jamais verificado na história do futsal da Associação de Futebol de Santarém e que, pela sua enorme carga logística e financeira, tem convocado a maior resiliência e dedicação da família vitoriana.

Reforçando a regularidade patenteada nos últimos anos, estes são mais alguns capítulos gloriosos na história de um emblema que tem colocado Santarém nos maiores palcos da modalidade de pavilhão mais praticada em Portugal.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar