Sábado, Maio 18, 2024
InícioAmbienteLimpeza de primavera mais sustentável com as dicas da DECO

Limpeza de primavera mais sustentável com as dicas da DECO

A tradicional limpeza de primavera é uma ótima oportunidade para manter a sua casa
sustentável, permitindo-lhe, até, fazer algum dinheiro com artigos que não utiliza ou
poupar com a adoção de hábitos mais sustentáveis.

A DECO oferece-lhe algumas dicas para uma limpeza de primavera mais ecológica:

Desapego sustentável: Em vez de deitar fora o que já não usa, pense em doar, vender ou trocar. Esta ação reduzirá a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e dará uma nova vida aos objetos que ainda estão em boas condições.

Utilize produtos de limpeza amigos do ambiente: Opte por produtos de limpeza biodegradáveis, não tóxicos e feitos com ingredientes naturais. Experimente fazer os seus próprios produtos de limpeza com ingredientes como vinagre, bicarbonato de sódio e sumo de limão.

Minimize o desperdício: Ao limpar, procure reduzir a quantidade de materiais descartáveis utilizados. Escolha, por exemplo, panos de limpeza reutilizáveis.

Avalie a eficiência energética: Aproveite a limpeza para verificar se os aparelhos elétricos funcionam corretamente e se consomem eficientemente energia. Limpe os filtros do ar condicionado e ventilação para garantir um melhor desempenho.

Reduza o consumo de água: Minimize o uso excessivo de água, reutilizando, por exemplo, a água da limpeza interior para lavar as áreas externas.

Organize e reutilize: Antes de decidir comprar novos artigos para arrumação, considere reutilizar o que tem em casa. Caixas, potes de vidro e cestos podem ser excelentes opções para organizar os seus pertences sem a necessidade de comprar novos produtos.
Recicle corretamente: Enquanto limpa e descarta, certifique-se de que separa os materiais
recicláveis dos resíduos orgânicos e não recicláveis.

CONHECE A SUA PEGADA CARBÓNICA?

A DECO propõe-lhe agora um desafio: entre em lifestyletest.eu/pt e experimente o teste. Avalie os seus hábitos e comportamentos de consumo, seja em casa, nos transportes, na alimentação ou nas compras que se realiza. Poderá ficar surpreendido com o valor final da sua pegada carbónica, mas não fique preocupado.
Aceite o desafio, experimente a ferramenta e receberá dicas e sugestões de mudança de comportamentos de consumo. Daqui à adoção de um estilo de vida mais sustentável, será um passinho, ligeiro e sustentável! Consigo, vamos contribuir positivamente para a divulgação de temas relacionados com a sustentabilidade e ambiente.

O Lifestyle Test integra o Projeto PS Lifestyle, uma iniciativa financiada pelo Horizonte 2020, presente em oito países, que pretende ser uma resposta proativa às crescentes preocupações ambientais e sociais. Com este projeto, a DECO quer promover estilos de vida sustentáveis e conscientes junto dos cidadãos portugueses.

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar