Quarta-feira, Maio 22, 2024
InícioCultura & lazerFestival Internacional de Cinema de Santarém com novas parcerias (vídeo)

Festival Internacional de Cinema de Santarém com novas parcerias (vídeo)

O FICS – Festival Internacional de Cinema de Santarém alargou as parcerias nesta 17.ª edição que vai realizar-se de 15 a 19 de maio.

Em conversa com o mais Ribatejo, os codiretores do Festival Rita Correia e Chico Noras, dão-nos conta das novidades desta edição.

Além dos parceiros principais – a Câmara de Santarém e a União de Freguesias da Cidade de Santarém – o FICS conta este ano com as parcerias das Câmaras de Almeirim e de Alpiarça, principalmente no que respeita ao projeto educativo com as escolas. Assim, além das sessões no Teatro Sá da Bandeira em Santarém, o FICS vai levar o cinema às escolas dos concelhos de Almeirim e Alpiarça.

Em paralelo, o FICS estabeleceu também parcerias com o ISLA Santarém, e o INATEL que são mecenas dos prémios monetários a atribuir aos filmes vencedores do Festival.

O FICS conseguiu este ano assegurar parcerias com media partners nacionais, como a RTP2, Antena 1 e Antena 3, o que vai permitir colocar o Festival no radar nacional deste tipo de eventos, um passo fundamental para afirmar uma presença nacional.

A temática de base do Festival mantém-se em torno do cinema rural, agrícola e ambiental, mas sempre com uma abrangência própria que permite receber vários formatos, do documentário à ficção, e que abranja a relação do Homem com o meio.

O Festival vai ter em competição as secções de melhor filme internacional, melhor filme nacional e melhor filme regional, sendo esta uma aposta da organização para fomentar a produção cinematográfica local. E este ano acrescenta ainda um prémio para a melhor curta-metragem.

A organização mantém as secções Panorama, em Foco e Cinema à Mesa, sendo esta já um ex-libris do FICS. E o Projeto Sementes que promove workshops, sessões de cinema e atividades para os mais jovens durante os dias da semana, de forma a trazer as crianças ao cinema e levar o cinema às crianças.

A secção em Foco foi dedicada no ano passado às lutas de libertação, “agro poéticas da libertação”, com filmes da Palestina e de África, e este ano vai ser dedicada à luta dos povos indígenas. “São os povos que mais sofrem as alterações climáticas e os que menos contribuem para essas alterações. E será com esses povos originários de vários territórios do mundo que poderemos, talvez, encontrar algumas respostas para os problemas que nós temos hoje em dia em relação à nossa permanência na Terra, e à nossa relação com o meio ambiente”, afirma Rita Correia. O primeiro filme anunciado é a “Flor do Buriti”, de João Salavisa e Renée Messora, passado na Amazónia, feito com povos indígenas. “Um filme belíssimo que está a estrear nas salas de cinema em Portugal”.

Na secção Panorama, vão ser exibidos filmes sobre vários temas centrais, realizados em 2023, que depois servirão de base a conversas com os alunos do ISLA Santarém e da Escola Superior Agrária de Santarém. Chico Noras salienta que esta parceria com o ISLA e a ESAS é um passo significativo para criar um novo público com os jovens.

Este ano foram submetidos ao FICS mais de 240 filmes de 47 países diferentes, dos quais serão selecionados cerca de 40 filmes a que vamos poder assistir durante o Festival.

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar