Quarta-feira, Maio 22, 2024
InícioSaúdeRespeito pelas pessoas com demência - Campanha da Alzheimer Portugal arranca em...

Respeito pelas pessoas com demência – Campanha da Alzheimer Portugal arranca em Santarém

A Alzheimer Portugal preconiza a necessidade de uma “mudança urgente no paradigma de cuidados para as Pessoas com Demência em Portugal”, defendendo que “os cuidados centrados na Pessoa e a metodologia de cuidados sem contenções são as que promovem a verdadeira inclusão e o respeito pelos Direitos das Pessoas com Demência”.

A campanha consiste na realização de ações de sensibilização/informação e terá início no próximo dia 10 de Abril pelas 10h00, no Largo do Milagre, junto ao Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, percorrendo durante os próximos meses todos os distritos de Portugal, terminando em outubro, em Lisboa.
A Campanha Nacional que aborda os temas “Sem Contenções” e “Solidão Não Desejada”, visa sensibilizar e informar sobre o que são as Contenções, quais as consequências da sua utilização diária para a Pessoa com Demência e alertar para o facto desta prática generalizada colocar em causa a dignidade, os Direitos e as necessidades destas pessoas. Paralelamente, pretende ainda sensibilizar e capacitar a população em geral e os profissionais da área social e da saúde para o fenómeno da “Solidão Não Desejada”.
Esta iniciativa é financiada pelo BPI Fundação “la Caixa”, Instituto Nacional para a Reabilitação e Caixa Social, contando com a colaboração de vários parceiros, nomeadamente os Centros Distritais da Segurança Social, os Municípios da Guarda, Setúbal e Castelo Branco, o Hospital de Braga (ULS de Braga), as Ordens Profissionais dos Psicólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas e Enfermeiros, as Associações Profissionais Nacionais dos Terapeutas Ocupacionais e dos Gerontólogos e a Universidade de Aveiro.

Alzheimer
Imagem Depositphotos

De acordo com Filipa Gomes, coordenadora nacional do projeto,“esta campanha nacional de capacitação junto das organizações de saúde, sociais, famílias e comunidade, pretende promover um paradigma de cuidados sem contenções das Pessoas com Demência, baseado na prevenção em saúde, fomentando a inclusão e a saúde mental/física destas e a saúde mental dos cuidadores. Visa, ainda, através de uma abordagem preventiva e de capacitação, com a participação ativa das Pessoas com Demência e dos seus cuidadores e ex-cuidadores, contribuir para uma sociedade mais consciente sobre o fenómeno da Solidão e, consequentemente, ter menos pessoas com risco de Solidão Não Desejada, em especial pessoas idosas com ou sem demência”.

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar