Home Empresas

Entidade Regional de Turismo apresenta conclusões do workshop sobre “Gestão de Crises de Governação no Turismo”

0
José Manuel Santos

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo apresenta hoje, 10 de abril, pelas 15h30, na Pousada Convento de Beja, as conclusões retiradas do 1.º workshop “Gestão de Crises e Governação no Turismo”, assim como o plano de ação desenvolvido e posteriormente trabalhado pelo perito do projeto no território do Alentejo e Ribatejo, Carlos Costa.
O projeto – que é gerido pelo EISMEA – Conselho Europeu de Inovação e Agência de Execução e que conta com o envolvimento de diferentes players das regiões, visa contribuir para melhorar a capacidade dos destinos para detetar crises que afetem o ecossistema do turismo numa fase precoce, bem como prevenir, atenuar e gerir de uma forma mais eficiente estes imponderáveis.
“O primeiro workshop permitiu-nos fazer uma avaliação dos riscos, efetuar uma análise SWOT, refletir sobre medidas que permitam melhorar a governação e a resiliência e conceber um plano de ação adequado às características do Alentejo e do Ribatejo. Com base nos contributos, estamos agora em condições de apresentar as primeiras conclusões e de discutir o plano com os nossos parceiros”, afirma o presidente da Entidade Regional de Turismo, José Manuel Santos.
Recorde-se que perturbações como ataques terroristas, o surto de COVID 19 ou as guerras na Ucrânia e no Médio Oriente tiveram impactos graves no setor e revelaram deficiências na capacidade de governação. De forma a tentar mitigar estas situações, a Estratégia da União Europeia para o Turismo Sustentável 2020-2038 colocou como prioritária a necessidade da criação de mecanismos de gestão de crises e de partilha de boas práticas, tendo a ERT associado o destino Alentejo e Ribatejo ao projeto “Gestão de Crises e Governação no Turismo”.

sem comentários

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Fechar
Exit mobile version