Quinta-feira, Maio 23, 2024
InícioRegiãoMercado Municipal de Santarém continua de portas fechadas - PCP defende gestão...

Mercado Municipal de Santarém continua de portas fechadas – PCP defende gestão municipal

O Mercado Municipal de Santarém está pronto para começar a funcionar, após mais de um ano de atraso nas obras, mas a abertura tem vindo a ser adiada, por falta de interessados na concessão da gestão deste equipamento, tendo ficado desertos os dois concursos lançados pela Câmara. Uma situação que mnerece críticas do PCP de Santarém que defende a gestão do Mercado pelo Município.

“O Mercado Municipal de Santarém e os munícipes já suportaram as consequências das derrapagens orçamentais decorrentes do atraso de mais de um ano na conclusão da obra”, afirma o PCP, acrescentando que «agora, alegando que o Município “não tem vocação”, para gerir o Mercado, adiam a sua abertura, com a procura desesperada de interessados com sucessivos concursos públicos, para atribuir a gestão do espaço a privados”.
Para o PCP, “a questão não reside na falta de aptidão do município para gerir o Mercado; a questão central é a opção política de favorecer os interesses privados em detrimento dos públicos. Em todo o país, diversos mercados, inclusive alguns de maior dimensão, são diretamente geridos pelas câmaras municipais“.
“A entrega do Mercado Municipal aos privados representará uma gestão voltada para o lucro, com aumentos nas rendas para os comerciantes, o que, mais cedo ou mais tarde, poderá comprometer a sua sustentabilidade, e preços mais elevados para os consumidores”, adverte o PCP.
O PCP defende que “apenas a gestão municipal permite enquadrar o Mercado Municipal numa perspectiva de defesa do interesse social dos produtores, populações e do seu comércio local”. Portanto, discorda frontalmente do projeto do Executivo PSD.
Para o PCP, «o Mercado é Municipal, ao contrário do que é chamado no vídeo propagandístico da secção de Santarém do PSD, que apenas o denomina “Mercado de Santarém”».
O PCP tem um posicionamento diferente do Executivo PSD, que “insiste em entregar espaços e equipamentos à gestão privada, abdicando de cumprir o papel social do Poder Local Democrático, responsabilidade dos Executivos Municipais. A estes planear, gerir e resolver problemas, orientando a sua acção pela defesa dos interesses da população, do bem comum e dos serviços públicos”.

banner-complexo-aquático

1 comentário

  1. Concordo plenamente com o dever do Mercado Municipal de Santarém ser de gerência do Município. Já basta a derrapagem bem como o atraso da sua abertura para o bem dos vendedores locais e dos municipes. Já gora um pequeno reparo será que nenhum autarca ou funcionário do municipio verificou que quando chove fica uma grande poça de água devido ao rebaixamento do passeio e a sargeta está entupida e tudo mais baixo que a estrada junto ao semáforo que dá acesso à Rua Jaime Figueiredo.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar