Quarta-feira, Maio 22, 2024
InícioCultura & lazer25 Abril: Entroncamento assinala 50 anos da revolução com música, teatro, cinema...

25 Abril: Entroncamento assinala 50 anos da revolução com música, teatro, cinema e poesia

O município do Entroncamento vai assinalar o 50º aniversário do 25 de Abril com música, teatro, cinema e poesia, arrancando as festividades na próxima sexta-feira, com a peça “Madrugada da Liberdade”, anunciou a autarquia.

A peça vai estar em cena no Centro Cultural, com 20 atores da Companhia Carruagem 23 – Artes no Entroncamento, sob a direção de João Coutinho, que levam ao palco uma “viagem que percorre o Estado Novo até à ‘Madrugada da Liberdade’, dia em que a poesia saiu à rua”.

No dia seguinte, sábado, o Cineteatro São João acolhe um concerto de Vitorino e Quarteto, salientando a Câmara Municipal que “Vitorino pratica a canção e o palco com a mesma liberdade que aprendeu com aqueles com quem, inicialmente, o partilhou: José Afonso e Adriano Correia de Oliveira”.

Ainda no âmbito das celebrações do 25 de abril, o Centro Cultural do Entroncamento vai receber no dia 20 de abril um recital de poesia e harpa, com Paulo Pires e Emanuela Nicoli, que acompanham a “declamação de trechos de poetas da Revolução dos Cravos, como Ary dos Santos, José Gomes Ferreira, Manuel Alegre, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, entre outros.

No dia 25 de abril, feriado nacional, a manhã inclui a Corrida da Liberdade, a sessão solene Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, no Largo José Duarte Coelho, e a inauguração da exposição “Cartazes de Abril: Celebrar todos os anos”, da Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.

Ao final da tarde, o Cineteatro São João recebe o espetáculo “Canção Revolução”, assinalando as comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 em Portugal, com diversos artistas a levarem a palco “a história do antes, durante e depois da revolução através de canções, algumas proibidas na época”.

O espetáculo “Canção Revolução” será realizado por artistas do Entroncamento e alguns convidados, tendo o município adiantado que, em palco, estarão as vozes de Daniela Maia (neta do Capitão Salgueiro Maia), Raquel Ângelo, Pedro Dionísio, Valter Guia, Dominique Ventura, Filipe Santos e Ricardo Oliveira, que serão acompanhados pelos músicos Tiago Ramos (percussão), João Madeira (piano), Luís Galvão (baixo), Miguel Carreira (viola) e Flávio Bolieiro (acordeão).

No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, o Cineteatro São João irá receber também um ciclo de cinema dedicado a este momento da história de Portugal, sendo exibido, no dia 19 abril, o documentário “Outro País”, de Sérgio Tréfaut, e o filme “Salgueiro Maia – O Implicado”, fechando no dia 26 de abril com o documentário “Cartas de uma Ditadura”, de Inês de Medeiros.

Entre as iniciativas anunciadas por este município do distrito de Santarém, há também um concurso de poesia direcionado para a comunidade escolar e que tem a liberdade e a democracia como mote.

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar