Sábado, Maio 18, 2024
InícioAmbienteGEOTA recebe o prémio internacional pela remoção de açude obsoleto no rio...

GEOTA recebe o prémio internacional pela remoção de açude obsoleto no rio Alviela em Vaqueiros

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e do Ambiente (GEOTA) recebeu o prémio internacional pela intervenção de reabilitação e remoção de açude obsoleto no rio Alviela em Vaqueiros, Santarém.
Com a remoção do Açude de Vaqueiros, no Rio Alviela, o GEOTA recebeu esta distinção da Dam Removal Europe, durante a cerimónia realizada terça-feira, 16 de abril, na Free Flow Conference, em Groningen, Países Baixos.
Depois de ter sido pré-selecionado como um dos três melhores projetos por um júri independente de especialistas internacionais, realizou-se uma votação online em que o público votou no seu projeto finalista favorito.
As opiniões do júri e do público foram consideradas numa ponderação de 50-50 e o resultado elegeu Portugal como vencedor do Dam Removal Europe Award 2023.
“Faz exatamente um ano que o GEOTA, através do programa Rios Livres, desenvolveu o projeto de reabilitação que incluiu a remoção do açude de Vaqueiros, no rio Alviela, que já não tinha qualquer uso, e que constituía uma barreira à conectividade fluvial. Na sequência deste trabalho, Portugal aproximou-se do que é já prática comum noutros países da Europa”, referiu Ana Catarina Miranda, coordenadora do Rios Livres GEOTA.

premio geota

Salienta ainda que “este prémio, de 15 mil euros, vai ser aplicado na continuidade do nosso trabalho na bacia do Alviela. Atualmente, o GEOTA está a desenvolver um conjunto de atividades que passam pelo mapeamento e caracterização das barreiras à conectividade fluvial e na elaboração de um processo participativo, onde as pessoas possam expressar de forma clara o que pensam para o presente e para o futuro do Alviela”.
O GEOTA, em abril de 2023, completou o projeto de restauro de um troço de 100m do rio Alviela, estabilizando margens, recuperando a galeria ripícola e restabelecendo a conectividade fluvial em 3,3 km através da remoção do Açude de Vaqueiros.
Este projeto foi um marco para o movimento de remoção de barreiras obsoletas à conectividade fluvial em Portugal, uma vez que, após a conclusão da remoção, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, do anterior governo, anunciou o início de um Programa Nacional para a Remoção de Barreiras Obsoletas com o apoio das ONGA.
Um dos objetivos da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 é o de restabelecer a conetividade longitudinal de pelo menos 25.000 Km de rios na Europa, e, neste sentido, a remoção de barreiras obsoletas com impacto ecológico negativo surge como um caminho importante.
A reabilitação fluvial assegura benefícios ecológicos, como a recuperação do sistema natural, aumentando a biodiversidade e o fluxo de peixes migradores e sedimentos, mas também sociais e económicos, como a criação de espaços de recreio e lazer.
A coordenadora dos Rios Livres do GEOTA agradeceu ainda “o apoio de todos quanto votaram e de todos os parceiros. Este projeto só foi possível através do financiamento da Fundação MAVA e do apoio da DIMFE, e dos municípios de Santarém e Alcanena, da Agência Portuguesa do Ambiente, e da E. Rio, empresa de restauro fluvial”.
O prémio é organizado pela Dam Removal Europe, pela World Fish Migration Foundation, pelo Banco Europeu de Investimento, pela The Nature Conservancy e apoiado pela Dutch Postcode Lottery e pela Forest Peace Foundation.

banner-complexo-aquático

1 comentário

  1. Sempre que leio notícias sobre o rio Alviela, vem-me à memória o “Diabo de Pernes”, que sonhou um rio Livre. E já que estamos em Abril, lembrar Joaquim Jorge Duarte é continuarmos o seu sonho: um ” Alviela Livre”, num “País Livre”. Por que os lutadores nunca morrem, ficámos devedores dessa enorme empreitada!

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar