Quinta-feira, Maio 23, 2024
InícioCultura & lazerReportagem - Heróis anónimos do 25 de Abril voltaram a Santarém para...

Reportagem – Heróis anónimos do 25 de Abril voltaram a Santarém para celebrar os 50 anos da Revolução (vídeo e fotos)

Os heróis anónimos da revolução que, em 1974, pôs um ponto final na ditadura fascista participaram esta quarta-feira na recriação da partida da coluna militar comandada pelo Capitão Salgueiro Maia, da Escola Prática de Cavalaria em Santarém, em direção a Lisboa.

Uma homenagem aos militares do MFA – Movimento das Forças Armadas que lutaram pela liberdade, num a organização das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Sete viaturas militares antigas transportaram os antigos militares da ex-EPC que há 50 anos participaram na operação que acabou com o regime fascista do Estado Novo e abriram caminho à democracia.

Milhares de pessoas assistiram nas ruas de Santarém ao desfile, a entoarem cânticos alusivos à revolução e à liberdade conquistada a 25 de Abril de 1974.

As viaturas militares fizeram o percurso entre a EPC e o monumento ao 25 de Abril e a Salgueiro Maia, passando pelo Jardim da Liberdade. Sempre acompanhados por muitos populares com cravos nas mãos e a gritarem “25 de Abril, sempre! Fascismo nunca mais!”

A recriação da coluna militar fez parte do espetáculo de teatro “Esta é a madrugada que eu esperava”, que reconstitui as operações na Escola Prática de Cavalaria de Santarém, até à saída da coluna militar comandada pelo Capitão Salgueiro Maia, rumo a Lisboa.

A peça de teatro tem encenação de Rita Lello e o texto do coronel Joaquim Correia Bernardo, que foi um dos principais responsáveis pelo planeamento e preparação das operações militares em Santarém e pelo Plano B.

A peça retrata ainda a opressão que se vivia em Portugal até 1974, com os jovens sob a ameaça de irem para a guerra, e com a censura e a polícia política a amordaçarem todo um povo. Mas também mostra a determinação e a coragem dos Capitães de Abril em acabarem com o regime, mesmo colocando as suas vidas em grande risco.

Nesta quarta-feira, as comemorações em Santarém incluíram um espetáculo de vídeo mapping com uma projeção de imagens na fachada da antiga Escola Prática de Cavalaria. O vídeo mapping usou fotografias de Alfredo Cunha, música de Rodrigo Leão e desenhos de Vhils, e foi realizado simultaneamente em Lisboa, Porto, Matosinhos e Santarém.

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar