Domingo, Junho 16, 2024
InícioRegiãoMorreu Sérgio Ribeiro, resistente antifascista, antigo deputado e eurodeputado do PCP
banner-complexo-aquático

Morreu Sérgio Ribeiro, resistente antifascista, antigo deputado e eurodeputado do PCP

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou o o Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português. 

O corpo estará em câmara ardente no Centro de Documentação Joaquim Ribeiro (antiga escola primária do Zambujal, Atouguia, concelho de Ourém) a partir  das 18 horas de hoje, de onde sairá pelas 14 horas de amanhã, dia 30, para o cemitério do Entroncamento, onde será cremado às 16 horas.

Viveu em Ourém desde 2000, com actividade local cívica e cultural. Foi eleito na Assembleia Municipal de Ourém em 1982-85, 1997-01, 2005-17. Candidatou-se em 2021 com a intenção de recuperar o lugar da CDU na AM Ourém, perdido por 2 votos em 2017, ano em que foi candidato à Câmara Municipal. Doutorado em economia é autor de vasta e variada bibliografia.

Em comunicado, o PCP expressa “profundo pesar pelo falecimento de Sérgio José Ferreira Ribeiro aos 88 anos e transmite à sua família os sentidos pêsames e a sua solidariedade neste triste momento”.
Nascido em 1935, desde jovem participou activamente no associativismo estudantil no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa, de cuja Associação de Estudantes foi vice-presidente. Neste âmbito participou em actividades desportivas que eram também de oposição ao regime fascista.
Aderiu ao Partido Comunista Português em 1959. Sérgio Ribeiro passou a integrar na clandestinidade a célula de economistas do Partido, tendo desenvolvido diversas tarefas que o levaram a ser preso pela PIDE por duas vezes, no Aljube e em Caxias, tendo sido libertado deste cárcere a 27 de Abril de 1974. Participou no 2.º Congresso Republicano de Aveiro em 1969 e fez parte da Comissão Nacional do 3.º Congresso da Oposição Democrática, realizado em 1973 em Aveiro.
Após o 25 de Abril, foi deputado à Assembleia da República nos anos 80, consultor chefe da missão BIT/OIT em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e outros países africanos, tendo integrado a delegação portuguesa à Conferência Internacional do Trabalho em 1974 (Genebra) como delegado governamental. Foi Director-Geral do Emprego.

Foi igualmente deputado no Parlamento Europeu de 1990 a 1999, em 2004 e 2005, tendo sido Questor entre 1994 e 1999. Membro de várias comissões do Parlamento Europeu e do seu intergrupo para as questões de Timor-Leste. Foi ainda membro da Assembleia Municipal da Amadora e da Assembleia Municipal de Ourém e fundador do Conselho Português para a Paz e Cooperação. Integrava nos últimos anos a Comissão Concelhia de Ourém do PCP.
Eleito no XVI Congresso, integrou o Comité Central do PCP de 2000 a 2012.
Ao longo dos anos escreveu diversos livros e artigos, fundamentalmente sobre economia
política.
Sérgio Ribeiro, destacado militante comunista, intelectual respeitado, com papel destacado
na Revolução de Abril, teve uma vida inteiramente dedicada à luta e intervenção pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo.

 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO 

banner fna24