Sábado, Maio 18, 2024
InícioCultura & lazerAscensão na Chamusca - Concelho está em festa até ao próximo domingo

Ascensão na Chamusca – Concelho está em festa até ao próximo domingo

Quinta-feira é dia da tradicional Entrada de Toiros, um dos momentos mais aguardados da maior semana da Chamusca

A Chamusca está em festa até ao próximo domingo, dia 12 de maio, com a Semana da Ascensão, o evento que agrega todas as paixões culturais e gastronómicas da região, que reúne anualmente milhares de visitantes e envolve todas as freguesias e associações/instituições do concelho.

A decorrer desde o passado sábado, 04 de maio, o evento mais importante do concelho atinge o seu expoente máximo amanhã, Quinta-feira de Ascensão, 09 de maio, feriado municipal, com a tradicional Entrada de Toiros, onde os toiros percorrem a artéria principal da vila desde o Areal até à Centenária Praça de Toiros.

 É neste dia que a vila da Chamusca recebe milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e de emoção, que se traduz numa recriação de outros tempos, numa época em que a população esperava a chegada dos toiros bravos, que eram trazidos da charneca e das ganadarias para a vila, para a tradicional corrida de toiros em Quinta-feira de Ascensão ou para trabalharem nas lides do campo. Nessa altura eram estes animais que puxavam as charruas para lavrar as terras. O dia em que estes animais chegavam era sempre um momento alto e emocionante no concelho. Recorde-se que a Chamusca tem desde há muitos anos uma grande tradição ligada à tauromaquia, sendo que os primeiros registos que existem remontam ao séc. XVII.

Neste dia, festejam-se também os dons da terra, com a Tradicional Apanha da Espiga, nos campos da região. A tarde é marcada pela tradicional corrida de toiros (18H00) na centenária Praça de Toiros da Chamusca.

O dia começa de amanhã bem cedo com a Apanha da Espiga (08h00) nos campos do Concelho, segue com a Celebração Religiosa Bênção dos Bens da Terra e dos Animais (junto à Igreja Matriz) (10h00), com o cortejo tradicional pela avenida principal (11h00), com Entrada de Toiros (12h00) e a Degustação Gastronómica da Confraria da Espiga (13h30), no Parque Municipal. À tarde, a centenária Praça de Toiros da Chamusca recebe a tradicional Corrida de Toiros Mista (18h00).

Tradicional Corrida de Toiros

 Em praça estarão os cavaleiros Francisco Palha, António Telles (filho) e o matador António Ferreira. A pegar estarão os dois grupos de forcados do Concelho: o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca. Durante a corrida serão lidados a cavalo quatro toiros, da Ganadaria Passanha e a pé dois toiros da ganadaria Murteira Grave.

Serão ainda atribuídos o Troféu Eng.º Jorge Duque para a melhor pega e o Troféu Dr. João Duque para a Melhor Lide a Cavalo. A Feira Taurina da Acensão será de festa, convívio e celebração, de figuras e jovens valores e com três ganadarias de postín!

Até 12 de maio todos os caminhos vão dar à Chamusca à maior festa do Concelho, uma semana de nove dias de partilha e de reencontros de família e amigos. Por estes dias pode saborear-se o que de melhor se faz em termos gastronómicos no território chamusquense, assistir a grandes espetáculos musicais, desfrutar das tradicionais mostras de produtos regionais, artesanato, tasquinhas, fado, festa brava, desporto, cultura e especialmente tradição.

 Consulte o programa oficial em https://www.cm-chamusca.pt/ascensao24.

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar