Home Saúde

Santarém assinala o Dia Mundial da Fibromialgia

0

A Câmara Municipal de Santarém aderiu ao desafio da Associação Portuguesa de Fibromialgia e irá assinalar o Dia Mundial da Fibromialgia com a iluminação as muralhas do Jardim Portas do Sol, de roxo, dia 12 de maio à noite.

Dia 12 de Maio assinala-se o Dia Mundial da Fibromialgia, doença reumática (DR) que afeta cerca de 1,7% da população e é a 2ª DR que em Portugal causa mais incapacidade (EpiReumaPt 2011/2013).
Apesar da Fibromialgia ter sido reconhecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde, de existirem Circulares Normativas da Direcção-Geral de Saúde, estudos, artigos, resoluções publicadas no Diário da República, etc, ainda há muitos médicos (e até familiares e amigos) que não acreditam na existência desta patologia.
Por consequência, os diagnósticos e acesso à terapêutica são tardios, o que piora o estado de saúde e incapacidade destes utentes e tem também grande impacto a nível psicossocial.
Além disso, não existe qualquer apoio legislativo a nível laboral, escolar e na saúde para as pessoas com este diagnóstico.
É urgente mais sensibilização/literacia perante a sociedade, para uma melhor aceitação desta patologia, e legislação de apoio aos doentes.

Para assinalar esta data, além da iluminação de monumentos, vai realizar-se um webinar (gratuito e acessível a todos) que também decorrerá dia 12/05, às 21h, em direto no canal de YouTube (https://www.youtube.com/@APJOF) com a participação do Reumatologista Dr. Diogo Guimarães da Fonseca, cujo tema será “Crises de Fibromialgia: O que são? Como gerir?”.

sem comentários

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

 

Exit mobile version