Home Ambiente

Escolas de Santarém recebem atividades educativas sobre insetos e preservação ambiental

0

O Projeto “FeedInov Vai à Escola” continua a expandir as suas iniciativas educativas. Destacando o papel vital dos insetos na natureza, as últimas ações realizadas alcançaram 240 alunos do município de Santarém, incentivando a preservação da biodiversidade desde a infância.Escolas de Santarém recebem atividades educativas sobre insetos e preservação ambiental

No âmbito do Projeto “FeedInov Vai à Escola”, integrado na carta educativa do município de Santarém, o FeedInov CoLAB, promotor deste projeto, e a EntoGreen (marca da Ingredient Odyssey, S.A. e associada do FeedInov), uniram forças para levar uma jornada educativa sobre insetos e preservação ambiental a cinco escolas e jardins de infância do município.

A iniciativa conjunta visou destacar o papel fundamental dos insetos na natureza, desde a alimentação animal até a produção de fertilizantes orgânicos, conhecidos como Frass. A sensibilização abrangeu alunos, com idades entre 3 e 10 anos, sobre a importância crucial da preservação da biodiversidade e do meio ambiente desde tenra idade.

Entre 10 de abril e 5 de maio, foram realizadas, neste âmbito, 12 ações que beneficiaram 240 alunos. Essas atividades ocorreram no Jardim de Infância Choupal (Agrupamento Alexandre Herculano), Jardim de Infância Anacoreta (Agrupamento Alexandre Herculano), Escola Básica/Jardim de Infância Ribeira de Santarém (Agrupamento Sá da Bandeira), Jardim de Infância Alcanhões (Agrupamento Sá da Bandeira) e Escola Básica/Jardim de Infância Arneiro das Milhariças (Agrupamento D. Afonso Henriques).

A abrangência das ações junto de três agrupamentos diferentes demonstra a amplitude geográfica da iniciativa, com estabelecimentos de ensino distribuídos em diferentes regiões do concelho de Santarém. Essa diversidade reflete o compromisso do FeedInov em alcançar o maior número possível de estudantes.

No balanço destas atividades, destacamos a ação realizada a 3 de maio nos jardins de infância Anacoreta e do Choupal. O evento contou com o acompanhamento e presença da equipa de educação da Câmara Municipal de Santarém, representada no local por Ana Margarida Mendes.

“Estamos entusiasmados por levar essa jornada educativa às escolas de Santarém, trazendo um pouco do potencial da produção de insetos como motor de sustentabilidade às camadas mais jovens. A perceção da importância dos ciclos biológicos e da circularidade, inerente à natureza, é algo que esperamos promover com estas iniciativas e com o projeto “FeedInov vai à escola”, afirmou Ana Sofia Santos, Diretora para a Ciência e Inovação do FeedInov CoLAB.

Daniel Murta, CEO da EntoGreen, complementou afirmando que “as crianças são os decisores de amanhã e representam o futuro do setor bioindustrial dos insetos em Portugal. Divulgar junto dos mais jovens a utilização da capacidade dos insetos enquanto promotores da circularidade e valorização de recursos naturais, é um dos objetivos principais da EntoGreen, assegurando o futuro do setor, trabalho que estamos a realizar em parceria com o FeedInov.”

Trata-se de uma parceria de sucesso com planos já em vista para o próximo ano letivo de 2024/2025, visamos ampliar ainda mais a nossa abordagem, tornando-a mais inclusiva e impactante. Ao trabalharmos juntos, podemos criar um futuro mais sustentável para todos.

sem comentários

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

 

Exit mobile version