Domingo, Junho 16, 2024
InícioFalar SaúdeFalar Saúde: Alergias, dietas e exercício - À conversa com o Dr....
banner-complexo-aquático

Falar Saúde: Alergias, dietas e exercício – À conversa com o Dr. Sérgio Medina

O Mais Ribatejo inicia a nova rubrica “FALAR SAÚDE” neste domingo, 19 de maio, em que se comemora o Dia Mundial do Médico de Família. Falamos com o Dr. Sérgio Medina Rosário, médico de família e diretor clínico dos Cuidados de Saúde Primários da ULS – Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo.

Na primeira parte desta conversa, o Dr. Sérgio Medina fala-nos dos cuidados a ter com as alergias nesta altura crítica do ano. A Primavera e o Outono são as épocas do ano mais complexas no que diz respeito às alergias. O médico considera que em primeiro lugar é preciso que a pessoa saiba exatamente ao que é alérgica. Procurar uma resposta a essa questão nos cuidados de saúde é o ponto de partida. Porque só sabendo aquilo a que é alérgica é que poderá prevenir e evitar as alergias ou pelo menos minorar os seus efeitos.

Com o Verão à vista, talvez a pensar em como vão ficar de fato de banho na praia, muitas pessoas sentem o apelo a iniciar dietas e exercício físico. Sendo a dieta e o exercício físico fundamentais para mantermos a saúde, é no entanto necessário acautelar qual a dieta e o tipo de exercício físico que melhor de adequam a cada um.

Com a chegada do calor, o Dr. Sérgio Medina recomenda que se escolham as horas de menor calor, ao início da manhã e ao final da tarde, para a prática do exercício físico. É fundamental o uso de protetor solar no exercício ao ar livre, assim como a hidratação.

Sendo o exercício físico fundamental também para os mais velhos, de forma a evitar um rápido declínio, o Dr. Sérgio Medina recomenda que se procure saber na área do seu município que apoios existem para a prática de atividade física, por exemplo caminhadas, hidroginástica ou aparelhos de ginásio ao ar livre adequados aos séniores. O médico distingue aqui o desporto da atividade física, sendo que o desporto implica uma carga de treino elevada que não se adequa com as pessoas de mais idade. Para estas recomenda-se a atividade física de baixa intensidade e com duração mais prolongada.

Quanto a dietas, o Dr. Sérgio Medina considera que o bom senso é fundamental. Primeiro que tudo deve procurar ajuda especializada, com o seu médico de família ou com o nutricionista. Não se vai experimentar uma dieta porque se leu um artigo numa revista ou por recomendação de uma prima ou de uma amiga. Deve sim procurar ajuda profissional, para fazer uma dieta em segurança e específica para a sua idade, condição física e atividade.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO