Sábado, Junho 15, 2024
InícioSaúdeOperação Nariz Vermelho anima hospital de Vila Franca de Xira (vídeo)
banner-complexo-aquático

Operação Nariz Vermelho anima hospital de Vila Franca de Xira (vídeo)

A Operação Nariz Vermelho e a ULS – Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo assinaram um protocolo de colaboração que vai permitir que os Doutores Palhaços proporcionem momentos de alegria às crianças internadas no hospital de Vila Franca de Xira e seus familiares e também aos profissionais de saúde.

Numa sessão muito animada, o corte da fita da cerimónia do protocolo coube ao pequeno Gustavo Mendes, que teve alta nesse mesmo dia do hospital, onde esteve internado uma semana.

Doutores Palhaços trazem alegria ao Hospital de Vila Franca de Xira
O pequeno Gustavo, que teve alta do hospital nesse dia, cortou a fita da cerimónia

A mãe do pequeno Gustavo, Ana Santos, afirmou que a visita dos Doutores Palhaços contribuiu para trazer alegria às crianças e seus familiares e assim ajudar a suportar a doença e a estadia no hospital.

Susana Braz, vogal do conselho de administração da ULS Estuário do Tejo
Susana Braz, vogal do conselho de administração da ULS Estuário do Tejo

Por sua vez, Susana Braz, vogal do conselho de administração da ULS – Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, salienta a importância deste protocolo do hospital de Vila Franca de Xira com os Doutores Palhaços. “É uma parceria muito importante para nós, pois contribui para a humanização dos cuidados de saúde que é uma questão de extrema importância não só para as crianças, mas para todo o ambiente hospitalar. Os Doutores Palhaços trazem alegria, música, atenção e carinho e tudo isso traz um conforto aos utentes e suas famílias e também aos profissionais”.

Doutores Palhaços trazem alegria ao Hospital de Vila Franca de Xira
Luiz Teixeira de Freitas, presidente da Operação Nariz Vermelho

Luiza Teixeira de Freitas, presidente da Operação Nariz Vermelho, explica por que o hospital de Vila Franca de Xira foi escolhido para esta parceria. “Este hospital faz parte de um projeto piloto iniciado durante a pandemia, que foi o palhaços na Linha, com o qual chegámos às crianças virtualmente, através de ipads pendurados no suporte do soro, e depois da pandemia quisemos ver a diferença de resultados entre o virtual e o presencial. Para fazer esse estudo, o Hospital abraçou o nosso projeto de investigação, e agora passamos a ter uma presença constante”.

Doutores Palhaços trazem alegria ao Hospital de Vila Franca de Xira

“O nosso principal propósito é assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais”, afirma Luiza Teixeira de Freitas. Refere que estes artistas têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação.
É responsabilidade da associação formar e garantir a alta qualidade dos artistas cujo trabalho é remunerado.Doutores Palhaços trazem alegria ao Hospital de Vila Franca de Xira

Salienta que a Operação Nariz Vermelho oferece aos hospitais as visitas dos Doutores Palhaços, sem receber nada por isso, uma vez que a Operação Nariz Vermelho angaria os fundos necessários através de donativos, particulares e empresariais, campanhas e merchandising.operação nariz vermelho

A Operação Nariz Vermelho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem vinculações políticas ou religiosas, oficialmente constituída no dia 4 de Junho de 2002.
“Neste momento garantimos 47 mil encontros entre os doutores palhaços e as crianças, por ano, com visitas hospitalares semanais, durante 42 semanas por ano, aos 21 hospitais abrangidos pelo programa. A equipa de artistas é constituída por 37 Doutores Palhaços e nos bastidores trabalham 18 profissionais.Doutores Palhaços trazem alegria ao Hospital de Vila Franca de Xira

Luiza Teixeira de Freitas adianta que de momento, apesar de ter muitos pedidos, a Operação Nariz Vermelho não está a pensar levar os Doutores Palhaços a novos hospitais, pelo que os hospitais de Santarém e do Médio Tejo não estão nos planos.

Doutores Palhaços trazem alegria ao Hospital de Vila Franca de Xira (vídeo)

 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO 

banner fna24