Domingo, Junho 16, 2024
InícioDesportoGala da Associação de Ginástica de Santarém distinguiu ginastas, treinadores, juízes e...
banner-complexo-aquático

Gala da Associação de Ginástica de Santarém distinguiu ginastas, treinadores, juízes e clubes do distrito (vídeo e fotos)

A Associação de Ginástica de Santarém realizou a sua 5.ª Gala de homenagens aos ginastas, treinadores, clubes e juízes que se distinguiram durante este ciclo olímpico de 2020 a 2023.

 

A Gala teve lugar na Quinta da Feteira em Almeirim, com as presenças de cerca de 450 pessoas, entre ginastas e familiares, autarcas, treinadores, juízes, dirigentes dos clubes, da Associação de Ginástica de Santarém e da Federação de Ginástica de Portugal.

Pavilhão da Secundária de Almeirim vai ter área dedicada à ginástica

O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, saudou os participantes desta Gala e trouxe boas notícias para a ginástica. O projeto de ampliação do pavilhão desportivo da Escola Secundária, que está a aguardar aprovação do Governo para avançar com as obras, vai ter uma área dedicada à ginástica.

Luís Arrais: Ginástica de Santarém em destaque com campeões nacionais, da Europa e do mundo

Por seu lado, o presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, destacou o trabalho da Associação de Ginástica de Santarém, dos seus ginastas, treinadores, juízes, clubes e dirigentes.

Recordou que a ginástica do distrito nasceu nos anos 50 em dois polos: no Ateneu Artístico Cartaxense pela mão de Nazareth Barbosa, e na Associação Académica de Santarém pelo professor José Gameiro. Posteriormente, em 1974, o então jovem professor Cândido Azevedo implementou a ginástica de competição em Santarém e depois em todo o distrito. Um trabalho que culminou neste momento com um conjunto alargado de campeões nacionais, da Europa e do mundo, e muitos atletas olímpicos, e o único finalista olímpico.

Luís Arrais destacou também duas treinadoras do distrito, que estão entre as mais antigas em atividade em Portugal, Cândida Ramos, de Samora Correia, e C ristina Mendes, do Entroncamento/Torres Novas.

Destacou também Carlos Matias, treinador e selecionador nacional, que é um caso de estudo. Em Salvaterra de Magos e Santo Estevão, duas vilas e aldeias pequenas, que têm tido sempre, nos últimos anos, ginastas nas seleções nacionais, e muitos campeões da Europa e do Mundo, e atletas olímpicos. Um treinador de referência nacional e mundial.

Destaque ainda para Victor Varejão, presidente da segunda associação de ginástica mais antiga do país e o presidente de uma associação há mais anos em atividade no país. Victor Varejão foi ginasta, treinador, juiz internacional e dirigente nacional e distrital. Uma referência no dirigismo nacional.

Associação de Ginástica de Santarém tem 20 clubes e 1900 ginastas filiados

O presidente da Associação de Ginástica de Santarém, Victor Varejão, salientou a enorme evolução da ginástica do distrito nos últimos 10 anos.

“Hoje é um dia muito especial para a AGS, pois celebramos não só as conquistas individuais dos nossos ginastas, mas também os feitos da nossa associação. Chegar aos 20 clubes filiados e aos 1900 ginastas filiados é um marco histórico desde a nossa fundação. É um testemunho do nosso crescimento e dedicação ao desenvolvimento da ginástica no distrito”, afirmou.

Victor Varejão sublinha que “ao longo da última década, a AGS apoiou a ginástica distrital com mais de 200 mil euros. Este montante foi distribuído em apoios diretos a inscrições em campeonatos, participações internacionais, cursos pagos integralmente aos juízes, seleções distritais, entre outros benefícios. Este apoio não teria sido possível sem a colaboração e empenho de todos os que fazem parte desta grande família da ginástica. Continuar a crescer e a desenvolver a ginástica no nosso distrito não será uma tarefa fácil, mas com o vosso apoio e dedicação, sei que seremos capazes de alcançar grandes feitos”.

 

 

 

 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO