(Vídeo)
A Polícia de Segurança Pública conta agora com uma ajuda suplementar na vigilância da cidade de Santarém, com a entrada em funcionamento do sistema de videovigilância. Há 26 câmeras de vídeo a registar tudo o que se passa no centro da cidade, nas portas do Sol e no parque de estacionamento da estação ferroviária na Ribeira de Santarém. O secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, que veio a Santarém, para a inauguração do sistema.
Além dos polícias que operam as câmaras, o sistema de vigilância dispõe do auxílio de inteligência artificial que deteta automaticamente determinados incidentes e dispara o alerta para os operadores. Por exemplo, um carro a circular em contramão, um ajuntamento anormal de pessoas, um incêndio, entre outros. Por outro lado, o sistema permite aos polícias detetar rapidamente um determinado veículo ou pessoas e seguir o seu paradeiro na cidade.
As câmaras funcionarão durante 24 horas por dia e vão ser operadas pelo Comando Distrital de Santarém da PSP, que ficará também responsável pela conservação e tratamento dos dados. Ainda de acordo com Ricardo Gonçalves, a câmara pretende expandir o sistema para outras áreas urbanas, nomeadamente a zona de São Domingos e a zona do Sacapeito, e, dessa forma, “garantir uma maior cobertura de videovigilância na cidade de Santarém”.