Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioDesportoSucesso marca primeira parte do Vitória Futsal Cup Masters (vídeo e fotos)
banner-complexo-aquático

Sucesso marca primeira parte do Vitória Futsal Cup Masters (vídeo e fotos)

Santarém volta a ser a capital nacional do futsal de formação. Foi com o patamar de qualidade a que vem habituando os amantes da modalidade desde 2011 que o Vitória Clube de Santarém organizou, no passado fim de semana, a primeira parte da edição de 2024 do Vitória Futsal Cup Masters, considerado o maior e mais abrangente torneio de futsal que se realiza em Portugal.

Com o quadro competitivo dividido por dois intensos fins de semana, num total de 137 partidas, o ato inaugural desta edição coube aos escalões de futsal masculino (benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores), num evento que, no total, mobilizará mais de 1100 atletas em representação de 70 equipas provenientes de 20 distritos de Portugal Continental, Madeira e Açores.

Com um incrível staff de voluntários disponíveis ao longo de mais de 72 horas, o emblema vitoriano ergueu um colossal momento desportivo, com centenas de alojamentos, milhares de refeições disponibilizadas, e uma imensa multidão que não só manteve em permanência um impressionante colorido na Nave e no Pavilhão Municipal de Santarém, como também pôde acompanhar as emoções em direto a partir de todo o mundo, graças à exaustiva emissão proporcionada a partir das redes sociais do clube.

O melhor selecionador do mundo voltou a Santarém

Como sempre, o planeta Masters é iluminado por algumas das estrelas mais cintilantes da constelação do futsal e do desporto nacional, e o primeiro fim de semana do evento não foi exceção, contando com um brilho sempre especial: a prestigiante presença do melhor selecionador de futsal do mundo, Jorge Braz.

Com a sua insuperável afabilidade e humildade, o atual campeão do mundo e bicampeão da Europa fez as delícias de pequenos e graúdos, tendo mesmo dado o pontapé de saída de um dos encontros da competição de infantis, debaixo de uma forte ovação.

Além daquela que é a maior figura de sempre do futsal português, estiveram ainda presentes Eduardo Agostinho, médico e diretor clínico do Vitória Clube de Santarém, e Rui Manhoso, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, dois dos ilustres membros da comissão de honra do torneio, que contempla ainda outros nomes de relevo no panorama desportivo nacional, como o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, ou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.

Vitorianos também brilharam dentro da quadra

Infantis do Vitória C. Santarém fizeram a festa com a conquista do troféu3
Infantis do Vitória C. Santarém fizeram a festa com a conquista do troféu

Num certame que congrega muitas das principais academias de formação de Portugal, voltou a sobressair a qualidade do trabalho realizado no Vitória Clube de Santarém, que somou mais um título ao seu vasto palmarés no Vitória Futsal Cup Masters, desta feita no escalão de infantis.

Com mais uma geração de luxo a despontar na fábrica de talentos vitoriana, realce-se o percurso imaculado dos comandados do histórico Ivo Costa, o técnico mais titulado de sempre da competição (sete troféus de 1.º lugar). Antes da gloriosa final defronte dos madeirenses do CDE Francisco Franco (2-0), nota também para o categórico triunfo por 4-2 na meia-final com o poderoso Leões de Porto Salvo, num duelo sempre especial, por opor os dois maiores clubes de Portugal em número de atletas de futsal federados.

Infantis do Vitória C. Santarém fizeram a festa com a conquista do troféu
Infantis do Vitória C. Santarém fizeram a festa com a conquista do troféu

O emblema do concelho de Oeiras acabaria, porém, por vencer a prova de iniciados, enquanto o Internacional SC levou para Évora o “caneco” em benjamins. No Alentejo, ficou também a taça referente ao escalão de juvenis, fruto da excelente prestação do Eléctrico FC (AF Portalegre), enquanto em juniores a glória caberia aos estreantes do também histórico FC Barreirense.

Infantis do Vitória C. Santarém fizeram a festa com a conquista do troféu2
Infantis do Vitória C. Santarém fizeram a festa com a conquista do troféu

Inseridos nas festividades, estiveram outros momentos importantes para o quotidiano vitoriano, como a cerimónia de entrega da taça aos campeões distritais de juvenis masculinos de futsal na época 2023/24 ou o sublime triunfo da equipa sénior feminina na Taça Nacional da categoria diante das açorianas do CD Santa Clara por 3-1, com tentos de Conxi (2) e Marta Saraiva.

Estrelas do futsal esperadas no Masters Feminino

Partilha e amizade entre as equipas de todo o País faz parte da magia do Masters
Partilha e amizade entre as equipas de todo o País faz parte da magia do Masters

Seguem-se agora, já nos dias 15 e 16 de junho, dois dias dedicados exclusivamente ao futsal feminino (e também aos escalões de base da formação, petizes e traquinas), em mais um apoteótico momento de intensa e gratificante partilha em termos desportivos, culturais e sociais.

Garantida está já a presença, nos pavilhões municipais de Santarém, de duas estrelas do futsal feminino mundial: Fifó e Inês Fernandes, internacionais portuguesas e atletas do Sport Lisboa e Benfica, são madrinhas da presente edição do Vitória Futsal Cup Masters.

Fora da esfera desportiva, o Vitória convidou também a talentosa atriz Ana Varela, natural de Paço dos Negros, para amadrinhar a edição de 2024 do torneio, sendo que todas estas grandes figuras são esperadas em Santarém no dia 16 de junho.

Mais uma vez, os olhos dos pequenos craques de norte a sul do país reluzem com a festa do Masters!

Eis os vencedores do 1.º ato do Vitória Futsal Cup Masters 2024 (futsal masculino):

vitoria futsal cup masters 2024

Benjamins: 1.º, Internacional SC (AF Évora); 2.º, Leões Porto Salvo (AF Lisboa); 3.º, CDR Pedra Mourinha; 4.º, UA Povoense (AF Lisboa); 5.º, Vitória C. Santarém “Brancos”; 6.º, GDR Lameirinhas (AF Guarda); 7.º, Vitória C. Santarém “Azuis”; 8.º, CRI Sobredense (AF Setúbal). Melhor marcador: António Sim-Sim (Internacional SC). Melhor guarda-redes: Luís Silva (Leões Porto Salvo).

Infantis do Vitória C. Santarém fizeram a festa com a conquista do troféu2
Infantis do Vitória C. Santarém fizeram a festa com a conquista do troféu

Infantis: 1.º, Vitória C. Santarém; 2.º, CDE Francisco Franco (AF Madeira); 3.º, CS Marítimo (AF Madeira), 4.º, Leões Porto Salvo (AF Lisboa); 5.º, ABC Nelas (AF Viseu); 6.º, AR Alfandeguense (AF Bragança); 7.º, Academia Johnson Januário (AF Vila Real); 8.º, Internacional SC (AF Évora). Melhor marcador: Francisco Coelho (Vitória C. Santarém). Melhor guarda-redes: Santiago Filipe (Vitória C. Santarém).

Vitória Futsal Cup Masters

Iniciados: 1.º, Leões Porto Salvo (AF Lisboa); 2.º, Vitória C. Santarém “Azuis”; 3.º, 4.º, ABC Nelas (AF Viseu); 4.º, CDE Francisco Franco (AF Madeira), 5.º, GDR Lameirinhas (AF Guarda); 6.º, Vitória C. Santarém “Brancos”; 7.º, Internacional SC (AF Évora); 8.º, CR Golpilheira (AF Leiria). Melhor marcador: Tiago Salvado (Leões Porto Salvo). Melhor guarda-redes: Guilherme Discher (Vitória C. Santarém).

Juvenis masculinos: 1.º, Eléctrico FC (AF Portalegre); 2.º, FC Barreirense (AF Setúbal); 3.º, Vitória C. Santarém; 4.º, Vitória FC (AF Setúbal); 5.º, Academia Johnson Januário (AF Vila Real); 6.º, GDR Lameirinhas (AF Guarda). Melhor marcador: Miguel Romão (Eléctrico FC). Melhor guarda-redes: Leonardo Atanásio (Eléctrico FC).

Juniores masculinos: 1.º, FC Barreirense (AF Setúbal); 2.º, Vitória C. Santarém; 3.º, Internacional SC (AF Évora); 4.º, Vitória FC (AF Setúbal); 5.º, SL Olivais (AF Lisboa); 6.º, UA Povoense (AF Lisboa). Melhor marcador: Vasco Dias (FC Barreirense). Melhor guarda-redes: Gonçalo Amiguinho (FC Barreirense).

 

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024