Terça-feira, Julho 16, 2024
InícioDesportoVila Franca de Xira recebe Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com...
banner-complexo-aquático

Vila Franca de Xira recebe Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes

Equipa DiabPT foca-se em desfazer o mito de que a diabetes é um entrave à prática de atividade física

A equipa de futsal portuguesa DiabPT, composta por pessoas com diabetes de vários pontos do país, volta a ir a jogo durante o Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro). A edição deste ano realiza-se entre os dias 17 e 20 de julho, em Vila Franca de Xira.

“É um orgulho imenso estar a representar Portugal numa competição destas e é um motivo de satisfação para nós termos uma forma de promover a educação sobre a diabetes junto da população, neste caso, portuguesa. Queremos assim mostrar que a diabetes não é uma barreira. Este ano, conseguimos trazer o Campeonato até Portugal, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, o que nos deixa ainda mais felizes!”, afirma João Nabais, manager e guarda-redes da equipa.

Segundo os dados mais recentes, em Portugal, cerca de 1,1 milhões de portugueses entre os 20 e os 79 anos têm diabetes, o que representa 14,1% da população neste grupo etário. Calcula-se ainda que mais de 40% dos portugueses entre as mesmas idades vivem com diabetes ou pré-diabetes, sendo crucial agir de forma mais precoce, recorrendo a atitudes preventivas.

A inatividade física é um fator de risco responsável por cerca de 5 milhões de mortes anuais em todo o mundo, contribuindo para o aparecimento das principais doenças crónicas não transmissíveis, como é o caso da diabetes. E está ainda comprovado que a atividade física tem impactos positivos diretos na saúde, como a melhoria do controlo da glicose no sangue.

“A atividade física é um dos pilares da gestão da diabetes, mas também promotora da própria prevenção da diabetes tipo 2. Por isso mesmo, é essencial. No entanto, continuam ainda a haver algumas questões de discriminação ligadas à prática desportiva e o que queremos é precisamente mostrar que ter diabetes, quando bem gerida, não é uma limitação para a prática desportiva.”, remata João Nabais.

O projeto DiabPT United foi criado em 2012 pelo Núcleo Jovem da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (NJA), com o apoio da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP). O objetivo deste passa por fomentar a partilha de experiências entre pessoas com diabetes, desfazer mitos associados a esta doença e inspirar pessoas com diabetes a fazer desporto.

Englobada neste projeto está a formação de uma equipa de futsal, totalmente composta por pessoas com diabetes, para representar Portugal no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro). O evento anual, criado também em 2012 e que este ano se realiza pela primeira vez em Portugal, destina-se exclusivamente a jogadores com diabetes.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024