Em geral:
1. O tipo de trabalhadores que mais beneficia deste tipo de trabalho são os chamados “trabalhadores do conhecimento”. Quanto mais intensivo for o tipo de perfil intelectual maiores serão os benefícios para o colaborador.
2. Em bem estar registam-se geralmente efeitos positivos uma vez que este perfil aumenta a produtividade com maior liberdade e autonomia para trabalhar.
3. É possível criar um melhor equilíbrio entre vida familiar e profissional.
4. O trabalho híbrido reduz os constrangimentos relacionados com o local de trabalho e a sua distância para com o local de residência do trabalhador o que significa que é possível neste regime contratar pessoas que, num sistema mais convencional, não seria possível.

Vantagens do teletrabalho para as organizações:
1. Podem organizar esquemas rotativos para ocupar uma área de trabalho menor e obtêm reduções de custos com aquecimento, electricidade e, sobretudo nas despesas no imobiliário.
2. O aumento do bem-estar resultante de modos de trabalho híbridos aumenta a produtividade.
3. Se a localização geográfica não é um factor e se as organizações não têm que se preocupar com a presença do colaborador, todos os dias, no escritório, é possível contratar e manter pessoas que noutras circunstâncias acabariam por encontrar trabalho mais perto de casa.
4. Num modelo híbrido é possível aumentar a força de trabalho sem aumentar os custos com imobiliário.
5. Se a maior parte das reuniões podem, num regime de teletrabalho total ou híbrido, ser feita de forma virtual, isso aumenta a capacidade de os gestores de topo poderem comunicar directamente e em simultâneo com todos os colaboradores da organização.
O trabalho híbrido tem também benefícios para a sociedade:
1. Se menos trabalhadores têm que se deslocar todos os dias ao trabalho isso significa que existirão menos automóveis nas estradas e que os transportes públicos estarão menos lotados
2. A redução do espaço de escritório significa também uma redução das emissões associadas ao mesmo, em aquecimento e electricidade e toda a poluição directa e indirecta a ele associadas.
3. Se as organizações forem capazes de aumentar o leque geográfico das suas contratações poderão constatar que as posições híbridas se preenchem mais depressa que as convencionais.
4. Uma sociedade onde mais trabalhadores serão mais felizes, mais produtivos e auto-realizados, terão mais tempo livre e para as suas famílias será também uma sociedade mais feliz e realizada.
Rui Martins















