Sexta-feira, Julho 12, 2024
InícioCultura & lazerin.Str aposta em festival de circo ao longo do Verão
banner-complexo-aquático

in.Str aposta em festival de circo ao longo do Verão

Uma das maiores apostas da edição deste ano do projeto in.Str é a estreia do festival in.Circo – Festa das Artes de Circo, uma iniciativa que se apresenta pela primeira vez aos escalabitanos reforçando a aposta cultural do Município de Santarém para a época estival.

Charneca – Pedro Charneca

05 de julho – 10h00, JI/EB de Casével

12 de julho – 21h30, Sociedade Recreativa Operária – Vale de Santarém

Na sexta-feira, 5 de julho, o Jardim de Infância/EB1 de Casével, pelas 10h00, recebe a estreia do projeto in.Circo – Festa das Artes de Circo com o ‘Saltimbanco da Charneca’, de Pedro Charneca. Trata-se de um espetáculo de comédia, um teatro-circo que propõe uma viagem ao absurdo onde se vai criando e improvisando diferentes situações, nas quais o público é convidado a participar, utilizando técnicas de palhaço e de caracter circense, divertindo e animando a assistência. De rua em rua, de praça em praça, num coreto, num claustro ou num jardim, por onde este Saltimbanco passa a diversão e animação são uma certeza.

Esta iniciativa conta com o apoio da República Portuguesa, através do programa Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Poi – Cia D’Estro

05 de julho – 21h30, Rossio – Pernes

Na mesma sexta-feira, 5 de julho, depois das 21h30, será a vez do Rossio, em Pernes, apresentar o in.Circo – Festa das Artes de Circo, com a Companhia D’Estro, de Espanha, que apresenta o espetáculo ‘Poi’, no qual um personagem preso desde a infância pelo efeito giroscópico de seu pião, se empenha numa jornada de emaranhados e reviravoltas que nos transporta para o jogo, um dos estados mais importantes da vida. O pião é um jogo mágico e ancestral com reviravoltas hipnóticas que percorrem uma jornada de mais de seis mil anos de história. Este brinquedo, em vias de extinção, é capaz de parar o tempo, pois o simples facto de observar a rotação do elemento permite isolar-nos da velocidade que rege o nosso quotidiano. Ao longo de 45 minutos, ‘Poi’ tenta fundir as artes do circo com o popular jogo do pião e as raízes da cultura mediterrânea, sendo este o principal objetivo deste espetáculo contemporâneo. POI responde a uma procura física de malabarismo e manipulação do objeto, mas também a uma investigação artesanal relativamente à construção da cenografia e dos piões que o próprio Guillem Vizcaíno desenhou e construiu. Esta exploração de diferentes tipos de madeira, formas e pontos de apoio permitiu-lhe criar piões pessoais e especiais como um dos maiores piões do mundo com um peso de 45 kg que ele próprio atira com uma corda de mais de 15 metros. De referir que Guillem Vizcaíno, o protagonista é atualmente o Campeão do Mundo em estilo livre de manipulação de piões.

Enano Clown
Enano Clown

Libertenano – Enano Clown

05 de julho – 21h30, Praça Glauco Oliveira (Arneiro) Alcanhões

06 de julho – 21h30, Campo de Jogos de Alcanede

Ainda na noite de sexta-feira, 5 de julho, pelas 21h30, a Praça Glauco Oliveira (Arneiro), em Alcanhões, acolhe também o in.Circo – Festa das Artes de Circo, desta vez com o espetáculo ‘Libertenano’, representado por Enano Clown. Com este show procura-se relembrar a nossa Liberdade individual, sem preconceitos nem julgamentos, abordando assuntos tão essenciais, como a amizade, a morte, a luta, a introspeção e a milagrosa ressurreição, com uma linguagem simples de entender. Espetáculo cheio de pureza, magia cómica, poesia e humor onde ninguém vai ficar indiferente ao cão Bobby, passando por um combate de boxe hilariante e com o inacreditável momento onde Enano se enfia dentro de um Balão Gigante com um final espetacular.

No Campo de Jogos de Alcanede, no sábado, 6 de julho, a partir das 21h30, realiza-se mais uma sessão do in.Circo – Festa das Artes de Circo, com uma atuação de Enano Clown e o seu animado espetáculo, ‘Libertenano’.

Oli’Ginal – Clown Oliveirinha

06 de julho – 21h30, Jardim Público de Amiais de Baixo

Na vila de Amiais de Baixo, a partir das 21h30, sábado, 6 de julho, há também animação no Jardim Público local, com o in.Circo – Festa das Artes de Circo. Desta vez, atua o Clown Oliveirinha que apresenta ‘Oli’ginal’. O espetáculo é um desenrolar de situações criadas com e para o público. Através da sua sensibilidade e destreza, o protagonista começa uma viagem poética movida pelo circo e inspirada no cinema mudo.”Um espetáculo oli’ginal de linguagem universal”, garantem os artistas.

Mimo’s Dixie Band, Fanfarra Circense

11 de julho – 22h00, Rua Arco de Manços até ao Largo do Seminário – Santarém

Na noite de 11 de julho, a partir das 22h00, Santarém vai poder assistir à banda a passar pelas ruas da cidade. Entre a Rua do Arco de Manços até ao Largo do Seminário, vai desfilar e distribuir alegria a fanfarra circense, Mimo’s Dixie Band, um grupo inovador que resulta da combinação entre o estilo musical de origem norte americana, conhecido como dixieland na década de 1920, o gesto mímico, as artes circenses e a arte da pantomima.Apesar de se dedicarem a um dos estilos mais antigos da música jazz, são uma banda inovadora com um forte sentido de espetáculo.

Human'Arte
Human’Arte

Circo de Fogo – Human’Arte

11 de julho – 21h30, Ribacoop – Tremês

A vila de Tremês recebe na noite de 11 de julho, a partir das 21h30, na Ribacoop, o Circo de Fogo, espetáculo da responsabilidade do coletivo Human’Arte. O grupo mostra a arte dos malabarismos e de outras expressões circenses, apresentando um circo na rua, num espetáculo de efeitos visuais atraentes, e que vai surpreender e despertar a atenção de todos os espetadores. Malabares em andas, fitas e correntes, equilíbrios, cuspidores de fogo, bolas luminosas voando no ar, e tudo o mais que se verá numa noite diferente, com o talento e as habilidades dos jovens de Human’Art Circus.

Aquiles - La Fam Cia de Teatre
Aquiles – La Fam Cia de Teatre

Aquiles – La Fam Teatre (Espanha) Espetáculo Itinerante

12 de julho – 22h00, Início do percurso junto à loja do Cidadão – Santarém

O espetáculo itinerante ‘Aquiles’, da companhia La Fam Teatre vai percorrer as ruas de Santarém na noite de 12 de julho, a partir das 22h00, iniciando o desfile junto da Loja do Cidadão.

La Fam Teatre é uma companhia de teatro de rua criada em 2014 em de Vila-Real (Castella, Espanha), a partir da inquietude e de diversas experiências de uma equipa de atores, atrizes e músicos, todos com a intenção de trabalha novos códigos e estéticas de encenação, que permitam transformar a rua num espaço de atuação convencional.

O espetáculo que o grupo oferece a Santarém, parte da história de Aquiles, filho da deusa Tetis e do mortal Peleo, que foi um dos grandes heróis da mitologia grega. De todos os que lutaram na Guerra de Troia foi o mais reconhecido. O seu papel nesta guerra foi decisivo para a vitoria dos gregos, mas isso não significa que não viesse a assistir à queda de Troia. Apesar das suas qualidades sobre-humanas, Aquiles era mortal. A sua morte foi antevista e, ao contrário de outras figuras como Héracles, não teve um reconhecimento glorioso, apenas uma passagem para o desespero no mundo das sombras. A extraordinária força, crueldade, arrogância e beleza de Aquiles converteram-no no protegido e preferido de todos aqueles que escolheram pagar por viver uma vida ilustre, perigosa e acelerada

A’manhã – Charn’Oli Circus

13 de julho – 18h00, Parque de Vale de Estacas (Av. Prof. Dr. Joaquim Veríssimo Serrão – Santarém

No final da tarde de 13 de julho, pelas 18h00, o Parque de Vale de Estacas (Av. Prof. Dr. Joaquim Veríssimo Serrão, em Santarém, recebe o espetáculo ‘Ama’nhã’, com a Charn’Oli Circus.

‘Ama’nhã’ é uma história com mais de 111 anos que envolve cinco gerações de uma família de circo; pai e filho, filho e neta, mãe e filho, avó e filho. É uma história repleta de dramas, tragédias, vitórias e muita comédia, passada no seio de várias gerações de circo desde o tradicional ao futurista. O espetáculo questiona como foi no passado e como é no presente e como será amanhã. No fundo, trata-se de uma história de teatro de circo contada por dois palhaços, desde o estrelato ao fracasso, da fantasia ao real. Entre dificuldades e glórias, ‘Ama’nha vai ser uma alegria para todas as idades.

Pudesse eu não ter laços nem limites – Companhia Palanque, multidisciplinar

13 de julho – 22h00, Jardim Portas do Sol – Santarém

Santarém recebe na noite de 13 de junho, no Jardim Portas do Sol, depois das 22h00, o espetáculo multidisciplinar, ‘Pudesse eu não ter laços nem limites’, da responsabilidade da Companhia Palanque.

O enredo acompanha a história de dois amigos que numa praia encontraram a liberdade, o Rapaz de Bronze e a Menina do Mar. Ambos alimentam o desejo de, no mundo adulto que se lhes aproxima, não perderem aquilo que outrora encontraram, percebendo a sua relação como um país que deseja a liberdade na idade adulta da democracia.

Este é um projeto multidisciplinar, que envolve o teatro, música, dança e videomapping, resultando num espetáculo que introduz o público infanto-juvenil nas diferentes noções poéticas e políticas da liberdade, por via do acesso ao universo literário de Sophia Mello Breyner.

Pequena Circooferência – Radar 360

13 de setembro – 21h30, Praça Velha – Santarém

14 de Setembro – 17h00, Jardim do Vale de Santarém

Na Praça Velha, em Santarém, a 13 de setembro, pelas 21h30, será tempo para a ‘Pequena CircOOnferência’, com o coletivo Radar 360. Trata-se de uma conferência sobre o circo, dedicada ao pequeno público, que inclui uma performance que viaja entre o rigor histórico da história do circo europeu, e a dimensão onírica de um historiador que aspira ser um artista de circo. O autor inspirou-se em diferentes registos bibliográficos, fomentamos a vontade de ficcionar uma história, a partir dos factos da sua própria história. Pequena CircOOnferência é um ato de liberdade na reconstrução da história do circo, escrito e interpretado com elementos de humor, risco e poesia, e transversal a todas as gerações.

 

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024