Segunda-feira, Julho 22, 2024
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Município de Santarém atribui 109 mil euros aos clubes para a realização de eventos desportivos em 2024

No âmbito do Programa de Apoio e Financiamento do Associativismo Desportivo (PAFAD), o Executivo Municipal aprovou a atribuição de 109 mil euros aos clubes escalabitanos relativos à organização dos eventos desportivos mais relevantes em 2024.

Alfredo Amante, vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o pelouro do Desporto, afirmou que se “trata essencialmente de um apoio à prática desportiva. No dia 20 tivemos a elaboração dos Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo e aquilo que se pretende agora é ir além da prática desportiva regular: os eventos desportivos ou torneios, perante os critérios apresentados no Conselho Municipal de Desporto, onde estão definidas as contribuições que iremos viabilizar, que poderão ir até 120 mil euros”, afirmou.

João Teixeira Leite, vice-presidente da CMS, considera que os eventos desportivos acabam também por “dar um impulso ao Turismo e à economia local. A aposta do Município de Santarém é importante, porque estes eventos trazem mais pessoas para visitarem o nosso território. Apesar da concentração ser na prática desportiva, há sempre momentos para irem ao nosso centro histórico e aos nossos restaurantes, e isso tem um impacto positivo na dinâmica da nossa economia local. Daí fazer todo o sentido, este investimento público por parte do Município”, sublinhou.

EventosDesportivos_2024

De referir que na elaboração da proposta foram tidos em consideração os seguintes critérios, aprovados em Reunião de Executivo Municipal: estar inserido, preferencialmente, numa modalidade desportiva tutelada por uma Federação devidamente reconhecida; os dias de duração do Evento; o âmbito do evento [concelhio, regional, nacional ou internacional); o número de equipas participantes; o número de atletas; a logística do Evento; as instalações desportivas a utilizar, alojamento dos participantes, alimentação, recursos materiais e tecnológicos necessários, meios de comunicação e divulgação com impacto para a promoção do concelho.

De acordo com o Regulamento de Apoio e Financiamento ao Associativismo Desportivo (RAFAD) devem ainda observar 3 das seguintes condições: “a participação de clubes ou atletas/participantes do Concelho: representem benefícios promocionais ou económicos para o concelho; deterem interesse para a formação desportiva ou desenvolvimento desportivo do Concelho e demonstrem ser detentores de qualidade com vista à continuidade da sua realização”.

Uma aposta no Desporto, tendo em consideração os critérios definidos em Reunião de Executivo Municipal, sendo que este apoio se encontra patente no Regulamento de Apoio e Financiamento ao Associativismo Desportivo (RAFAD).

 

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