Sexta-feira, Julho 19, 2024
InícioEducaçãoEnsino superior chega à Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes
banner-complexo-aquático

Ensino superior chega à Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), o Instituto Politécnico de Santarém e a Câmara Municipal de Abrantes assinaram esta terça-feira, 2 de julho, um protocolo que permite a criação de uma turma deslocalizada do Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) de Equinicultura e Atividades Hípicas a funcionar nas instalações da EPDRA, em Mouriscas.

O curso vai iniciar já no próximo ano letivo 2024/2025, tem 25 vagas, e permite aos alunos ter uma formação superior na área da equinicultura e atividades hípicas podendo no futuro prosseguir estudos no Politécnico de Santarém – Escola Superior Agrária de Santarém.

Além de dar uma formação superior, este curso permite aos alunos terem uma cédula de treinadores hípicos.

Para a diretora da EPDRA, Marly Serras, este protocolo “é uma mais valia para nós porque há muitos anos que os nossos alunos de Gestão Equina nos pedem uma formação deste género, muitos não têm condições para irem para outro local e assim, com este curso, conseguem prosseguir a sua formação por mais 3 anos e depois podem continuar os estudos no Politécnico de Santarém para as licenciaturas”.

Ensino superior chega à Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes

“Para a EPDRA, este curso mostra que temos as condições necessárias para dar esta formação e também a continuidade da excelente formação que damos aos nossos alunos, é a afirmação da nossa Escola enquanto escola de excelência”, salientou Marly Serras.

Para o presidente do Politécnico de Santarém, João Moutão, “é para nós uma grande honra e é com grande entusiasmo que estabelecemos esta parceria com a EPDRA e com o Município de Abrantes. Em conjunto, vamos desenvolver um curso técnico superior com a duração de dois anos, com uma forte ligação ao setor profissional, com estágios incluídos, e queremos com este curso, formar profissionais altamente qualificados para desenvolver projetos, empresas que atuem dentro do setor da equinicultura e das atividades hípicas”.

“A EDPRA tem umas condições de excelência, magníficas”, disse o presidente do Politécnico de Santarém acrescentando que “com esta parceria, vamos contribuir para a dinamização deste setor, neste Município, onde, em conjunto, poderemos atrair mais estudantes, profissionais qualificados e associar outros parceiros relevantes e dinamizar este território”.

Salientou ainda que “o Município tem sido muito importante desde o início no apoio a este curso, com apoio nas questões logísticas, no transporte dos alunos e na atribuição de bolsas de estudo. Em conjunto, vamos fazer deste curso uma referência não só nacional, como também mundial”.

Ensino superior chega à Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, salientou que “hoje é um dia especial, o dia em que o ensino superior chegou à EPDRA, com a assinatura deste acordo”.

“O Instituto Politécnico de Santarém é também uma referência da região e uma estrutura muito importante na capacitação dos saberes e competências para reagir ao desenvolvimento económico das regiões e esta ligação entre estas duas Instituições é muito importante. Trazer o ensino superior para a EPDRA é muito importante. Para além de valorizar estas instituições, é valorizar a região”, destacou o autarca.

Este curso de nível superior foi acreditado pela Direção-Geral do Ensino Superior, e o corpo docente será constituído por professores da Politécnico de Santarém, da EPDRA e outros que serão contratados. Os alunos terão estágios em empresas que se associaram a este curso de formação.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024