Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioCultura & lazerOcupação Científica de Jovens nas férias - Ocupa o teu tempo de...
banner-complexo-aquático

Ocupação Científica de Jovens nas férias – Ocupa o teu tempo de forma diferente

Durante muitos anos era sempre o mesmo dilema. Chegadas as férias de verão, pais e filhos, encarregados de educação e alunos, tinham sempre a mesma preocupação: E agora como é que vamos ocupar o tempo? Atualmente não é nada assim e essa realidade parece tão distante que já nem nos lembramos de todas as atividades que anteriormente fazíamos.

À medida que o ano letivo termina e as férias de verão se aproximam, a vontade de sair da rotina parece crescer a galope e o nosso organismo começa a fazer um shut-down das aulas e já só pensa em descanso. No entanto, aquilo que deveria ser um período de relaxamento – para o qual muitas vezes se investe tempo e dinheiro – pode tornar-se num período desafiante e de enorme stresse. Com tantas opções aliciantes, torna-se difícil escolher e nas férias, desde o planeamento de viagens, as malas e as preocupações financeiras até à seleção dos festivais, feiras e concertos, rapidamente o stress instala-se. Acresce o facto de muitos pais e encarregados de educação, e alguns profissionais do ensino, considerarem que o período de férias pode significar um distanciamento dos estudos e promover o esquecimento das matérias letivas.

Ora, a boa notícia é que é possível aproveitar este período e conciliá-las com atividades de aprendizagem. Aproveitar todos os momentos sem exageros, é tão importante como dormir 8 horas por dia ou apanhar sol com moderação. Tempo de férias bem aproveitado, alimenta o corpo e a mente, afinal, um período de descanso pode ser aproveitado para aprender coisas novas. Em alguns casos, até melhorar o currículum para se preparar ainda mais para o futuro.

Os programas de ocupação científica dos jovens promovidos pela Ciência Viva conseguem isso mesmo. Como eles dizem e muito bem, “é um programa de estágios de verão que oferece aos jovens a oportunidade de estagiar gratuitamente nas mais prestigiadas instituições científicas nacionais e que tem como objetivo promover o ensino experimental da ciência e fomentar a atração dos jovens para carreiras científicas.”

O Laboratório de Arqueologia e Conservação de Património Subaquático do IPT – Instituto Politécnico de Tomar colabora com esta iniciativa há vários anos, possibilitando aos jovens contacto com investigadores nacionais e estrangeiros e permitindo que estes vivenciem na primeira pessoa as etapas que constituem uma investigação arqueológica.

Nestes estágios de uma semana, os jovens acompanham os investigadores nas suas pesquisas, fazem parte das equipas de trabalho, realizam investigação de campo e de laboratório e vêm aplicadas algumas das matérias que aprenderam durante o ano letivo.

Este ano não é excepção e o LabACPS-IPT recebe jovens de vários pontos do país. O palco das operações é na freguesia de Alburitel, concelho de Ourém, onde se concentra a investigação que é apoiada pela Camara Municipal de Ourém e a Junta de freguesia, e que dá seguimento aos estudos que decorrem há vários anos sobre a ocupação humana no Alto Nabão durante a pré-história.

Este projeto que é liderado pelo Instituto Politécnico, o CAAPortugal e a Universidade Autónoma de Lisboa integra uma equipa internacional onde apresenta como parcerias outras instituições de ensino superior e centros de investigação. Integrados nesta equipa que estes jovens têm a oportunidade de melhorar o seu conhecimento científico, diretamente numa unidade de investigação, de forma criativa e inovadora, contribuindo para a melhoria dos processos de aprendizagem e de memorização das matérias, bem como na tomada de decisões sobre o seu futuro profissional.

Inscreve-te em labacps@ipt.pt ou pelo site Ciência Viva https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/2024.

O projeto decorre no mês de julho, de 14 a 27.

 

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024