Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioCultura & lazerIn.Santarém com cinema ao ar livre todas as semanas no pátio do...
banner-complexo-aquático

In.Santarém com cinema ao ar livre todas as semanas no pátio do Teatro Sá da Bandeira

O cinema sempre fez parte do programa do Verão in.Str desde a primeira hora. A edição deste ano não é exceção, mas apresenta como novidade todos os filmes serem agora exibidos no pátio do Teatro Sá da Bandeira, no centro histórico de Santarém.
Assim, em todas as noites de quarta-feira, a partir das 22h00, será projetada uma fita diferente, de acordo com a seleção e oferta do Cineclube de Santarém, a quem cabe a programação dessa iniciativa ao longo do decorrer do in.Str, que se estende até ao próximo dia 22 de setembro.

Os Grandes Criadores (10 de julho)
Os Grandes Criadores (10 de julho)

Para esta semana, na noite de quarta-feira, 10 de julho, é exibido o documentário ‘Os Grandes Criadores’, de Rámon de los Santos e de Elisa Bogalheiro, realizado em 2022, onde se conta a história de uma das mais importantes escolas de circo do país. Ao longo de 84 minutos, a fita acompanha a atividade da Companhia de Teatro do Chapitô, criada em 1996, em Lisboa. Para este documentário, os realizadores Elisa Bogalheiro e Ramón De Los Santos percorreram as suas salas e corredores para mostrarem as várias artes que ali são ensinadas e a paixão que move cada um dos intervenientes.

 Fevereiros (17 de Julho)
Filme Fevereiros (17 de Julho)

Na noite de 17 de julho, passa no páteo do TSB o filme ‘Fevereiros’ de Marcio Debellian, um documentário de 2017, vindo do Brasil que tem como protagonista Maria Bethânia, na ligação sincrética entre dois Fevereiros: o do Recôncavo baiano, religioso, e o do carnaval carioca, entre Santo Amaro da Purificação da Bahia e o Rio de Janeiro, com o apogeu da Mangueira.

Parade (24 de julho)
Parade (24 de julho)

A 24 de julho, será vez de recordar um dos grandes nomes do cinema francês, Jacques Tati, com a exibição do filme, ‘Parade’, uma comédia realizada em 1974. Ao longo da fita, personagens adultos e jovens formam uma massa entusiástica, unida pelo espetáculo que têm à sua frente. Desde o início, duas crianças demonstram, através de trocas de olhar, a alegria de estarem juntos. O público participa diretamente no espetáculo de circo e music-hall enquanto Tati, o mestre de cerimónias, dirige e anima esta humorada representação.

O FARAÓ NEGRO, O SELVAGEM E A PRINCESA (31 julho)
O FARAÓ NEGRO, O SELVAGEM E A PRINCESA (31 julho)

Finalmente, na noite de 31 de julho, será vez de o TSB receber o filme ‘O Faraó Negro, O Selvagem e a Princesa’, um filme de animação realizado por Michel Ocelot. Nesta produção franco-belga, de 2022, são apresentadas três histórias que decorrem em três épocas, ambientadas em três mundos diferentes: uma epopeia vinda diretamente do antigo Egipto; uma lenda medieval francesa, da região de Auvergne; e, finalmente, uma fantasia do século XVIII vestida de trajes otomanos e ambientada em palácios turcos.

Um filme primorosamente animado que nos transporta por paisagens reais e oníricas sempre inesperadas e frequentemente contrastantes, povoadas por deuses esplêndidos e tenebrosos, tiranos aviltantes e protetores benevolentes, amantes astutos e príncipes e princesas que fazem apenas o que lhe apetece – tudo numa deslumbrante explosão de cor.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024