Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioCultura & lazerVidigueira vence 3.º Festival Nacional da Canção Rural
banner-complexo-aquático

Vidigueira vence 3.º Festival Nacional da Canção Rural

A canção do município de Vidigueira venceu o 3.º Festival Nacional da Canção Rural que decorreu no dia 6 de julho, no Convento de S. Francisco, em Santarém, com a participação de Pedro Chá e Diogo Rosa que apresentaram a música “Vidigueira, Vila Encantada”.

O 2.º lugar foi atribuído à canção do município de Rio Maior, com Mónica Pires a interpretar a música “Cantemos”, enquanto o 3.º lugar foi atribuído ao município anfitrião – Santarém, com a participação da Banda Maria Café e o tema “Brinde à Vida”, composta por André Morais (piano), João Areias (baixo), João Carvalho (percussão), Ricardo Neto (voz e guitarra acústica), de Amiais de Baixo e Tomás Lacerda (guitarra elétrica).

Apresentado por Graça Silva, este Festival Nacional da Canção Rural, foi promovido pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, pela Associação Rotas dos Vinhos de Portugal e pela Câmara Municipal de Santarém, que celebram o título de “Cidade do Vinho 2024”.

O município do Cartaxo venceu o Prémio de Melhor Interpretação, com Cláudia Zarro e a música “Sou Mulher”, enquanto a concorrente do município de Lagoa, Catarina Cândido, venceu o Prémio Melhor Música, com o tema “Uva és Rainha”.

O Prémio Melhor Letra foi entregue a Cristiano Neves, do município de Cantanhede, que interpretou o tema “Mundo Rural”.

Nuno Russo, vereador do Município de Santarém, congratulou-se “pela realização desta iniciativa, em Santarém, e num espaço histórico e de cultura, como é o Convento de S. Francisco.”

O vereador com o pelouro do apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho afirmou ser “um orgulho para Santarém, receber e fazer parte da organização de iniciativas como esta que, para além de permitirem aprofundar laços entre os municípios, permitem convivências entre participantes e fomenta a troca de experiências artísticas, aliadas ao que nos move, enquanto Município Cidade do Vinho 2024, com o objetivo de fomentar a criação musical que enaltece a vida e as tradições rurais, proporcionando maior visibilidade às regiões”.

Participaram nesta iniciativa, Luís Encarnação, presidente da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda, secretário-geral da AMPV, e vários presidentes, vice-presidentes e vereadores de vários municípios.

De 12 a 21 de julho, estão abertas as votações online: https://cancaorural.ampv.pt  para a canção mais popular para o público, que vai ter com um prémio de 600 euros. Os vídeos das doze (12) canções estão disponíveis online.

No âmbito deste festival, Rui Tanoeiro, vencedor da primeira edição do Festival da Canção Rural, interpretou, acompanhado por todos os candidatos da edição deste ano, a sua música vencedora “Morena da Minha Aldeia” e o hino do Festival.

A arcuense Tânia Gomes, vencedora da última edição deste festival com o tema “Chora”, teve uma participação especial nesta edição, com a interpretação de quatro temas.

Os concorrentes do Festival Nacional da Canção Rural foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na tarde de dia 5 de julho, pelos vereadores Nuno Russo e Nuno Domingos. No âmbito desta iniciativa, realizaram uma visita guiada ao Centro Histórico de Santarém, na manhã de sábado, dia 6 de julho.

A próxima edição do Festival Nacional da Canção Rural terá lugar em Borba, no âmbito da “Cidade do Vinho 2025”.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024