Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioSaúdeProjeto Bata Branca já realizou mais de cinco mil consultas médicas em...
banner-complexo-aquático

Projeto Bata Branca já realizou mais de cinco mil consultas médicas em Azambuja

O programa “Bata Branca” nasceu de um acordo de colaboração celebrado entre a Cerci-Flor da Vida de Azambuja, a ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde e o Município de Azambuja. É um serviço que vem permitir o acesso a consultas de clínica geral a todos os munícipes inscritos nas Unidades de Saúde do Concelho de Azambuja, que não tenham médico de família atribuído.

O projeto Bata Branca está em funcionamento desde junho de 2023, no Centro de Saúde de Azambuja e no Posto Médico de Aveiras de Cima. Está disponível ainda a realização de teleconsultas, destinadas a utentes sem médico de família que se encontram em situação de dependência no domicílio e impedidos de se deslocarem.

O ano de 2023 encerrou com um total de 5 435 consultas médicas realizadas. No balanço desse período constam, ainda, 685 referenciações hospitalares e 366 certificados emitidos.

O programa iniciou-se com o atendimento por 8 (oito) médicos e uma enfermeira, e atualmente já conta com a adesão de 12 (doze) médicos e uma enfermeira.

Em 2024, no primeiro semestre do ano, este projeto totalizava 5751 consultas médicas realizadas, 696 referenciações e 719 certificados emitidos. Totalizando um investimento por parte da Câmara Municipal de Azambuja de 29 666,00€.

Recorda-se que as consultas funcionam exclusivamente de forma programada. A marcação terá de ser feita pelos números de telefone 961 044 605 ou 961 030 457, entre as 08h00 às 16h00. Também poderá marcar a sua consulta presencialmente no Centro de Saúde de Azambuja, no horário das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

Pretende-se, com o projeto Bata Branca, minimizar as carências do Serviço Nacional de Saúde facilitando a mais utentes o acesso aos cuidados médicos de que precisam, sendo intenção da Câmara Municipal de Azambuja levar estes cuidados de saúde, se possível, a todo o concelho.

Apesar de não ser a solução para o problema da falta de médicos, é consensual tratar-se de uma boa medida, e o município continua empenhado no sucesso deste projeto, bem como em todas as frentes, sempre com o objetivo de garantir melhores cuidados de saúde à população.

 

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024