A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Chamusca/Golegã dinamizou, durante os meses de abril e maio, o projeto “Brincar a Reanimar”, direcionado aos alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas da Golegã. A iniciativa incluiu todas as turmas deste ciclo de ensino e consistiu em sessões teórico-práticas sobre Suporte Básico de Vida (SBV).
Objetivos e Contexto da Iniciativa
O projeto insere-se no Programa Nacional de Saúde Escolar, especialmente no eixo estratégico “Ambiente Escolar e Saúde”. Este eixo prevê o desenvolvimento de várias áreas de intervenção, incluindo a Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, com o objetivo de capacitar alunos e profissionais de educação para atuarem em situações de emergência.
“As crianças em idade escolar têm mais facilidade em adquirir competências e estão recetivas a novas dinâmicas e conteúdos”, explicou Maria Rosário Martins, enfermeira coordenadora/gestora da UCC Chamusca/Golegã. Segundo a enfermeira, o desafio foi bem recebido pela direção do agrupamento e pelos professores envolvidos.
Metodologia e Envolvimento
Para a dinamização da atividade, foi solicitado a cada criança que trouxesse o seu “peluche” para as sessões, o que ajudou a tornar o ambiente mais lúdico e acolhedor. As sessões foram enriquecidas pela participação dos alunos do 4.º ano da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, que se encontravam em estágio.
Maria Rosário Martins destacou a satisfação com os resultados: “É gratificante ver o envolvimento das crianças e de toda a comunidade escolar neste projeto.”
Impacto e Resultados
Através desta iniciativa, as crianças do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas da Golegã adquiriram competências essenciais em Suporte Básico de Vida, estando agora mais preparadas para responder a situações de emergência. Este projeto não só capacitou os alunos, mas também promoveu um ambiente escolar mais seguro e consciente da importância dos primeiros socorros.
A UCC Chamusca/Golegã reafirma, assim, o seu compromisso com a promoção da saúde e a segurança nas escolas, contribuindo para a formação de futuros cidadãos mais conscientes e preparados.