A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo reitera a informação divulgada anteriormente, de que a Maternidade do Hospital de Vila Franca de Xira está a funcionar com normalidade e em pleno. Assim como funcionou no passado fim de semana (dias 3 e 4 de agosto), apesar da enorme pressão causada pela afluência de grávidas vindas de fora da área de influência do Estuário do Tejo, refere a ULSET.
A atividade assistencial do Serviço de Obstetrícia nos primeiros cinco dias deste ano reflete essa mesma afluência. Desde o dia 1 de agosto e até às 24h00 do dia 5 de agosto, realizaram-se 38 partos no Serviço de Obstetrícia do HVFX. Este desempenho que representa o número mais elevado, em períodos homólogos, nos últimos 5 anos.
O Serviço de Urgência de Obstetrícia e Ginecologia realizou, nesse mesmo período de 1 a 5 de agosto, 170 atendimentos. Este número é, igualmente, o mais elevado nos últimos cinco anos, em períodos homólogos.
A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo reconhece o esforço das equipas de profissionais que, em particular nos Serviços de Urgência, em períodos com maior pressão, garantem a continuidade da melhor prestação de cuidados de saúde à população.